ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA
Casos: ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jccambio • 14/10/2014 • 402 Palavras (2 Páginas) • 1.007 Visualizações
JULIO CESAR DE SOUZA LEITE – 1090979
ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Educação Física
Antropologia, Etica e Cultura
Prof Juan Antonio Acha
CAMPO GRANDE
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Antropologia, Etica e Cultura
Tutor: Juan Antonio Acha R.A.: 1090979
Aluno: Julio Cesar de Souza Leite Turma: DGEF1201CGR1LA
Unidade(s): Unidade 1
1) Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada uma delas.
biológica, psicológica, social e espiritual.
Biológica falamos, natural¬mente, de tudo o que se relaciona ao corpo da pessoa.
Psicológica Remete-nos ao que os filósofos gre¬gos chamam de anima, que, no português, chamamos alma, aquilo que dá vida. E o que faz a vida da pessoa acontecer é a sua interiori¬dade.
Social Segundo os especialistas, somos o pro¬duto do meio onde nascemos e vivemos, pois recebemos uma car¬ga genética e influência desse meio.
Espiritual Mas, antes de tudo, va¬mos entender melhor o significado etimológico da palavra espiri-tual. Em outras língua, não existe problema em entender o signifi¬cado dessa palavra. Mas existe um problema na língua portuguesa por causa do uso equivocado da palavra "espírito" com "e" minús-culo. As palavras "Espírito" e "Espiritual" só são usadas para o Es¬pírito divino e seus efeitos no homem, e são escritos com "E" mai¬úsculo. Queremos entender, como muitos autores, o sentido dessa palavra designando uma dimensão particular da vida humana.
2) Análise de maneira sintética como a compreensão das dimensões da pessoa contribui para o seu autoconhecimento.
De maneira que procuramos entender todo o sentindo da vida, de nossa existência, o ser humano é capaz de se inquietar; ele está aberto ao mundo, e essa abertura se converte em abertura ao ser. Essa ati¬tude explica a liberdade que o ser humano possui e que é própria dele. O homem é um ser aberto ao mundo e ao ser, podendo per¬ceber a verdade e o valor que há nessa atitude humana. Nisso, o homem percebe sua essência, isto é, a essência dele se concretiza na abertura ao mundo e ao ser. Por isso, ele se pergunta
...