ANÁLISE 4 INDUSTRIAL
Resenha: ANÁLISE 4 INDUSTRIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tan1 • 10/11/2013 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
4 ANÁLISE DA INDÚSTRIA
Visto que o microcrédito trata-se de um processo ainda em fase de crescimento e implantação no Brasil, pode-se dizer que existem lacunas na concorrência, pois a quantidade da demanda não é suprida pelos atuais fornecedores de microcrédito no mercado.
Estima-se que apenas na região sudeste existam cerca de 3 milhões de micro e pequenas empresas atuando principalmente nos setores relacionados ao comércio, sendo que há uma taxa de crescimento entre 2000 e 2008 de 6,2% para pequenas empresas e 3,8% para microempresas.
Devido a grande taxa de crescimento de pequenas e microempresas e ao baixo número de instituições focadas na concessão de microcrédito é possível dimensionar o grande hiato que existe hoje no mercado.
Sabendo tratar-se de um mercado em expansão é possível vislumbrar que haverá o crescimento de instituições regulamentas a fornecer o microcrédito. Com base nos dados divulgados pelo Ministério da Justiça, existem hoje em São Paulo 1.977 entidades OSCIP’s (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) cadastradas e de acordo com Banco Central até 2006 existiam 46 SCM (Sociedades de Créditos ao Microempreendedor) em todo o Brasil, ressalta-se que nem todas estas instituições credenciadas possuem a visão global do mercado e sim buscam atuações especificas dentro de algum tipo de segmento como empresas ligadas ao esporte, empresas ligadas a saúde, etc. No modelo proposto considerar-se-ia como ameaça situações em que houvesse outras instituições atuando no mesmo nicho de segmento com melhores taxas e melhores condições de pagamento, ressalta-se, porém que o foco deste modelo é a oferta de crédito em comunidades de baixa renda com a visão de melhorias para o bairro em que esta comunidade está inserida, diferencial proposto exatamente como argumento de valorização do próprio negócio.
...