ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS
Trabalho Universitário: ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santos1981 • 3/11/2014 • 368 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
ATIVIDADE 1
ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS
Boa noite
Segue minhas respostas
1-) Qual é a turbulência a que se refere a presidente do Fed, Janet Yellen?
R: A turbulência que a presidente do Fed se refere é uma grave queda na economia de alguns países, causada por uma grande desvalorização da moeda, tanto do Brasil como de alguns outros países.
2-) Relate seu entendimento sobre a resposta dada?
R: Os investidores parecem estão fazendo diferenciações entre os mercados emergentes, com base em suas vulnerabilidades econômicas específicas. Apesar de alguns países, como o Brasil, terem tomado medidas para conter a volatilidade, por meio do aperto monetário, por exemplo, essas economias precisarão de progresso contínuo na implementação de reformas monetárias, fiscais e estruturais para conter suas vulnerabilidades.
O banco central, diferentemente da onda de vendas vista em meados do ano passado, que foi mesmo provocada pela alteração nas expectativas com a política monetária do Fed, desta vez, a turbulência se deve a alguns acontecimentos adversos externos. O relatório aponta que, em dezembro, quando a instituição anunciou, de fato, uma redução dos estímulos monetários, a reação dos mercados financeiros emergentes foi relativamente contida.
Em seguida, em janeiro, a volatilidade nesses mercados retornou. Diferentemente do ano passado, houve pouca mudança nas expectativas com a política monetária dos EUA nesse período. Entre os acontecimentos específicos apontados pelo Fed como motivo da atual turbulência, estão os números industriais mais fracos da China, a desvalorização do peso argentino e a intervenção turca para conter a queda da lira.
Para a presidente da FED, Janet Yellen a recente turbulência nos mercados emergentes não é vista como uma ameaça à economia americana. Segundo a presidente Tem observado de perto a recente volatilidade nos mercados financeiros globais. Tendo uma visão de que, neste estágio, esses acontecimentos não representam risco substancial à perspectiva econômica dos EUA. Segundo Yellen, a política de um banco central tem o objetivo de alcançar determinados objetivos na economia de seu país e que o Fed não pode ser responsabilizado pela volatilidade dos mercados no exterior.
O FED não é mesmo totalmente responsável, mas também tem parte nessa crise, com a abertura dos mercados globais de capital, causando assim uma grande queda nas bolsas de valores e quedas nas moedas de alguns paises.
...