ANÁLISE DOS DADOS DA BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
Por: ReginaMSR • 5/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 225 Visualizações
ANÁLISE DOS DADOS DA BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
A presente pesquisa aborda o estudo de usuários da Biblioteca Monteiro Lobato, permitindo dessa maneira a antecipação das necessidades dos usuários, o objetivo desta pesquisa não servirá apenas para a geração de indicadores de perfil de usuário, mas também deverá mostrar indicadores para a formulação de itens de controle de qualidade dos serviços prestados pela biblioteca.
Trata-se de uma pesquisa de usuário que tem como ponto inicial à tentativa de entender melhor o usuário e sua satisfação com os serviços prestados foram realiza dos 50 pesquisas ao qual os usuários gentilmente se propuseram a responder.
Segundo CUNHA apud Wilson-Davis as pesquisas sobre estudos de usuários podem ser de dois tipos:
a. Estudos centrados na biblioteca: a investigação de como as bibliotecas e os centros de informação são utilizados;
b. Estudos centrados no usuário: como um grupo particular de usuários obtém a
informação necessária para conduzir o seu trabalho.
A biblioteca publica Monteiro Lobato assim como outra tem o importante papel e responsabilidade de incentiva o estímulo conhecimento e à leitura. Para isso é de fundamental importância saber a opinião do usuário para garantir um atendimento de melhor qualidade. Portanto atreves dessa pesquisa esperamos atingir esse objetivo.
1) Sexo
A biblioteca possui um pequeno percentual maior de homens que a freqüentam. Mas a pesquisa mostrou um equilíbrio relativo entre homens e mulheres.
2) Idade
Quase metade (44%) dos usuários possui até 20 anos. Desses 44% a maioria é adolescente (visto que estudam no Ensino Médio). Em segundo lugar fica os adultos (38%), o que é um número bastante significativo, uma vez que a biblioteca tem como principal publico o infanto-juvenil. Pensamos que a biblioteca consegue atingir o público desejado, visto que quase metades de seus freqüentadores pertencem ao público infanto-juvenil. Se cruzarmos dados de escolaridade com idade verificamos que índice de freqüentadores pertencentes ao grupo infanto-juvenil sobe para 73%.
3) Escolaridade
A grande maioria dos frequentadores (58,4%), possui Ensino Médio completo ou em vias de término. Em segundo lugar ficam os universitários com formação completa ou em curso (25,1%), e em terceiro lugar (14,6%) dos usuários são pessoas com o nível fundamental completo. Apenas 2,1% dos entrevistados possuem pós-graduação. Através desta amostragem, notamos a grande diversidade de usuários, em sua maioria, adolescentes que vão fazer seus trabalhos escolares. Os universitários também freqüentam bastante a biblioteca. Deste modo o acervo deve ser geral para atender as diferentes necessidades dos diferentes públicos.
4) Motivo (s) pelo (s) qual (is) você vem a esta biblioteca
Neste item separamos em 2 grupos:
1º os que vão com fins educacionais:
Estudar (30,4 %) e Consultar algum material (19,1%) somam 49,5%.
2º os que vão atrás de recreação/lazer:
Ver exposição (4,3%), Participar de encontro com autores (1,7%), Empréstimo (13,9%), Assistir a filmes (3,5%), Participar de oficinas (2,6%), Utilizar o telecentro (3,5%), Ler jornais e revistas (16,5%) somam 46,5%
Este item também mostrou bastante equilíbrio, a biblioteca não é só utilizada como local de estudos, para um número significativo de usuários (46,5) ele é um centro cultural de lazer e de comunicação, que as pessoas utilizam também para se informar (Total: 20% - utilizar telecentro 3,5% e ler jornais e revistas 16,5%)
5) Se comparado a outros lugares, quais os pontos positivos de vir a esta biblioteca
Em 1º lugar ficou o acesso aos materiais (41,3%); podemos inferir deste dado que a biblioteca cumpre plenamente sua função de oferecer serviços informacionais de maneira gratuita, pois é pública.
Em 2º lugar ficou o silêncio (33,3%). Este é um item muito importante, pois a biblioteca é o lugar ideal para ler, estudar, pesquisar e se concentrar, visto que é um lugar silencioso. Ainda mais localizada no centro de uma grande cidade onde o barulho fora dela é muito alto. Muitas pessoas também não conseguem estudar em suas casas por causa do barulho que os outros moradores fazem.
Em 3º lugar ficou as instalações (19%). A biblioteca oferece uma série de equipamentos, desde cadeiras e mesas até computadores conectados a internet que as pessoas procuram utilizar. Deste modo a biblioteca mostrou estar bem equipada, conseguindo servir um publico relativamente grande.
6) De que forma você encontra o material?
Este item é muito importante, pois reflete diretamente a qualidade dos serviços da biblioteca. 61,4% procuram o material por conta própria. Este dado gerou certa dúvida: a grande maioria dos usuários não usa nenhum recurso facilitador de busca por ser um público autônomo ou porque não espera conseguir a ajuda de um funcionário ou mesmo auxílio da base de dados? Ou ainda: desconhece que a biblioteca possui um serviço de referência?
Em segundo lugar (36,4%) ficam os que pedem ajuda.
Em muitíssimo poucos, apenas 2,3 procuram no catálogo. Infelizmente poucos fazem uso do catálogo, que uma vez utilizados, seriam de grande ajuda.
7) Qual a freqüência a esta biblioteca?
Estes dados estão bem divididos: 12% vão à biblioteca todos os dias, 30% vão uma ou mais vezes por semana, 36% vai a biblioteca pelo menos uma vez por mês.
O que percebemos pela análise destes dados é que o público desta biblioteca é bem assíduo. E que a maioria (36%) vai a biblioteca pelo menos uma vez por mês ou mais. 30% vão à biblioteca no mínimo uma vez por semana, e existe uma pequena parcela 12% que vai todos os dias a biblioteca.
8) Você permanece na biblioteca por quanto tempo?
Metade dos usuários (51%) permanece na biblioteca por até 2 horas. 34% ficam na biblioteca entre 2 horas a 4 horas, o que é um tempo relativamente longo. E 14,9% permanece na biblioteca por mais de 4 horas, o que é um período longo.
9) Qualidade dos computadores
46,8% consideram os computadores como bom/excelente. A minoria (17%) acha regular/ruim. 36,2% não tem opinião, acreditamos que porque não utilizam os computadores. Este dado combinado com o dado de quantos utilizam o catálogo da biblioteca (2,3%) confirma o fato de que o computador é pouco utilizado para pesquisa bibliográfica.
...