AP II TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃOE DA COMUNICAÇÃO APLICADAS AOS NEGOCIOS
Por: Wendel Douglas • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 410 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Deficit Habitacional x PIB
Aluno: Talita da Costa Santos
RGM: 16104684
Polo: BRASÍLIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL - DF
Brasília, 20 de maio de 2016
Ao analisar os gráficos identificamos de forma clara informações relevantes referentes ao déficit de habitação do país e ao PIB, respectivamente, separado por regiões. Notamos que a Região Sudeste é a que possui a maior parte do PIB nacional do país em sua forma absoluta, sendo, também a região com maior número de déficit habitacional ao analisar o primeiro gráfico, porém, mesmo sendo a região com maior captação de capital, a mesma possui muitas pessoas sem acesso a moradia, ou seja, o grande capital que gira em torno à região não quer dizer que será bem redistribuído para todos, fazendo assim que muitos não tenham casa. A Região Norte possui uma pequena participação no PIB, porém e a segunda que menos tem déficit habitacional, ou seja, é a região em que produz (PIB +/- 5%) metade do déficit habitacional (10%). A Região Centro Oeste é a que possui o maior equilíbrio entre o que produz e o déficit de habitação e a participação do PIB, é também a que tem a segunda maior participação no na produção nacional. A Região Nordeste é a região que apresenta o maior desequilíbrio entre os índices de déficit habitacional e participação no PIB nacional, pois tem cerca de 32% (trinta e dois por cento) déficit habitacional e apenas 12% (doze por cento) na participação do PIB. Já a Região Sul como a Centro Oeste possui um grande equilíbrio entre a produção e o déficit habitacional, porém produz um pouco mais do que possui pessoas sem habitações.
Pegando os dois gráficos e juntando tais informações, podemos concluir que, a forte concentração de capital não quer dizer que as pessoas terão acesso à moradia, como a Região Sudeste, que possui um grande déficit habitacional e uma gigantesca concentração de capital, portanto, como vemos no dia a dia há uma péssima distribuição de renda.
Enfim, podemos concluir analisando tais gráficos que, o déficit habitacional é um problema que está vinculado à distribuição dos recursos (PIB). Verificando as Regiões do país tiramos a conclusão que o Brasil possui uma grande diversidade de contraste social, sendo assim, saliento que a distribuição da renda é muito desigual sendo que a maior parte do país vive em situação de pobreza e/ou miséria e apenas uma pequena parte da população concentra a maior parte dos recursos.
...