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AP diversidade cultural

Por:   •  22/9/2015  •  Dissertação  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  664 Visualizações

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As teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras porque elas servem de referencia para aqueles que desejam estudar e saber mais sobre o homem e suas obras. Conhecer a cultura dos povos é compreender e aceitar as diferenças, é aceitar que não existe cultura melhor ou pior, mais desenvolvida ou menos desenvolvida, mas sim que existem apenas cultura, e, isso é isso que é mostrado no estudo das diversas teorias antropológicas. O “Evolucionismo” e o “Difusionismo” teve fundamental importância para que a Antropologia fosse reconhecida como ciência. O Evolucionismo tratava seu objeto de forma mais ampla e abraçava o estudo de civilizações inteiras enquanto as outras teorias focavam em organizações menores. O Difusionismo buscava a explicação do desenvolvimento cultural. O “Funcionalismo”, por sua vez inovou no campo de interpretação antropológica e seu foco era seu contexto dado no momento com a lógica de sistema focalizado. O “Estruturalismo”, a mais nova escola em orientação teórica em Antropologia, adotou posições próprias de natureza predominantemente subjetivas. Essas teorias são ferramentas que são utilizadas pelos antropólogos estudiosos do “Homem e suas obras”, ajudando de forma muito significativa na realização de seus estudos e trabalhos. Imaginemos uma comunidade indígena que ainda não teve contato como homem dito “civilizado”, mas, digamos que, sua cultura é semelhantes aos demais povos indígenas conhecidos. Podemos aplicar as teorias antropológicas para melhor compreendermos suas manifestações culturais. Aplicando as teorias estudadas, teremos os seguintes cenários: Sistemas Adaptativos: Pode-se concluir que esta comunidade indígena possui uma padronização de comportamentos que a permite adaptarem-se ao modo de vida da floresta, tal como à caça, à pesca e suas crenças religiosas, que geralmente são deuses ligados a elementos da natureza, como por exemplo: o sol. Teorias Idealistas Sistema cognitivo: Pode-se dizer que cada indivíduo desta comunidade possui um conjunto de conhecimento que o adapta para o convívio com os demais membros desta comunidade. Sistemas estruturais: Pode-se dizer que este povo desenvolveu um sistema de símbolos que atribui sentidos e significados às suas ações e os resultados, por exemplo, o ato de caçar, um dos símbolos deste ato seria um arco e flecha, que pode matar um animal e como resultado o indivíduo teria sua refeição. Evolucionismo: Tomando minha cultura como parâmetro, isto é, partindo do

etnocentrismo, pode-se dizer que a cultura da comunidade indígena em estudo, está em um estágio menos evoluído. Difusionismo: Pode-se dizer que a cultura desse povo indígena é resultado da difusão de características provenientes de um único centro. Funcionalismo: Por este ponto de vista, é necessário compreender todo complexo desta comunidade, incluindo sua constituição cultural, identificar suas partes componentes significativas e estudá-las isoladamente, para em seguida serem articuladas, constituindo-se a compreensão sobre o todo. Estruturalismo: Analisando esta comunidade indígena, pode-se dizer que “estruturas universais” estariam por trás de todas as ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações. Sob pontos de vistas diferentes, as teorias antropológicas

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