APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS
Casos: APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidieisa • 19/4/2014 • 589 Palavras (3 Páginas) • 669 Visualizações
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS
Nas empresas Comerciais, os custos são de fácil identificação, e conseqüentemente, de fácil alocação, devido ao pequeno número de variáveis, identificadas como custos diretos e indiretos, onde os custos diretos são representados pelo Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), e os custos indiretos pelos demais custos.
A apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período.
O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:
CMV = EI + C – EF
Onde:
CMV = Custo das Mercadorias Vendidas
EI = Estoque Inicial
C = Compras
EF = Estoque Final (inventário final)
Para podermos descrever o comportamento de custos requer a medida de execução da atividade no comércio. Sabemos que a execução da atividade é medida por direcionadores de atividade. Portanto, para entender o comportamento dos custos no comércio, precisamos primeiro determinar as atividades subjacentes e os direcionadores associados que medem a capacidade e a execução da atividade comercial.
Já nas empresas Indústrias os custos de produção são:
1) Materiais e Componentes Diretos - MD;
2) Mão de obra Direta - MOD e
3) Custos Indiretos de Fabricação - CIF.
O Custo Primário compreende aqueles custos que são conhecidos e apurados com exatidão: Materiais e Componentes Diretos - MD e Mão de Obra Direta (MOD). – índices de consumo de materiais e componentes e a aplicação dos quantitativos de homem/hora ao produto ou serviço, respectivamente.
Os custos de produção, quanto a sua forma de apropriação ao bem ou serviço produzido, podem ser diretos e indiretos.
Custos Diretos – compreende gastos com produção, que possam ser identificados diretamente com o bem ou serviço a ser produzido e que, ainda, seja passível ter o seu consumo medido ou apurado com exatidão. São formados por apenas dois elementos de custo:
1) Materiais Diretos – as matérias primas e componentes que podem ser identificadas diretamente com a manufatura ou fabrico do bem ou serviço.
2) Mão de Obra Direta – entende-se por todo o trabalho que possa ser identificado especificamente como pertencente à elaboração de um determinado bem ou serviço – exemplo: salários de operários que trabalham na transformação do material.
Custos Indiretos – CIF – compreendem gastos industriais de fabricação que não podem ser imputados ou relacionados diretamente a produto específico, por serem gastos comuns a vários outros. Consiste, portanto num grupo de gastos, relacionados com o processo de produção, cuja atribuição ao bem ou serviço é de difícil alocação.
No
...