AS DIFERENTES LINGUAGENS E O SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO NA ATUALIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE.
Artigo: AS DIFERENTES LINGUAGENS E O SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO NA ATUALIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thais20142 • 23/5/2014 • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 616 Visualizações
FUNDAÇÃO ANTARES DE ENSINO SUPERIOR, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO.
CURSO COMPLEMENTAR EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM
AS DIFERENTES LINGUAGENS E O SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO NA ATUALIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE.
Acadêmicas: Thaís Lopes Soares
Vanessa Mikaele Freitas Barros
Goianésia, 2012
THAÍS LOPES SOARES
VANESSA MIKAELE FREITAS BARROS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO
AS DIFERENTES LINGUAGENS E O SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO NA ATUALIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE.
Projeto de pesquisa bibliográfica orientada, apresentado à FAESPE – Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, como requisito para a obtenção de nota no curso de complementação em pedagogia, na disciplina de Fundamentos da linguagem.
Orientador: Prof ͣ. : Patrícia Nara
Goianésia, 2012
As diferentes linguagens e o seu processo de aquisição na atualidade: desafios e conquistas na escola e na sociedade.
Quando falamos do texto “As cem linguagens da criança” de Loris Malaguzzi, percebemos a abertura que a criança tem para o mundo e para a vida. A criança não tem medo de pensar e de se expor, ela fala, inventa, conta histórias baseadas em seu próprio mundo, são encantadas pela vida e encantam todos ao seu redor. “As crianças é feito de cem,..., A criança tem cem linguagens, mas roubaram-lhes noventa e nove”.
Quando falamos de educação infantil, começamos vislumbrar o mundo das letras, o alfabeto em si, sua descoberta, seus códigos. Falamos em alfabetização, em alfabetizar, mas neste contexto nos deparámos com a seguinte pergunta: conhecer as letras codificadas e saber escrever é realmente ser alfabetizado?
A alfabetização é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever, mas inserido neste novo mundo está o letramento que consiste nas habilidades do indivíduo de saber interpretar a leitura feita. Podemos notar que saber ler e escrever não basta para a sociedade é necessário saber entender o que se lê, e escrever coisas entendíveis.
Letramento é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. É usar a leitura e a escrita para seguir instruções (receitas, bula de remédio, manuais de jogo), apoiar à memória (lista), comunicar-se (recado, bilhete, telegrama), divertir e emocionar-se (conto, fábula, lenda), informar (notícia), orientar-se no mundo (o Atlas) e nas ruas (os sinais de trânsito). É o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais e da escrita, ou seja, um conjunto de práticas sociais, que usam a escrita, enquanto sistema simbólico, enquanto tecnologia, em contextos específicos da escrita denomina-se letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler e escrever para atingir diferentes objetivos, permitir que o sujeito interprete, divirta-se, seduza sistematize, confronte, induza, documente, informe, oriente-se, reivindique, e garanta a sua memória, garantindo-lhe a sua condição diferenciada na relação com o mundo. Compreender o que se lê.
JAIME ROBERTO THOMAZ.
Podemos notar a importância da leitura neste novo modo de pensar a alfabetização. A criança deve ser levada a leitura de forma prazerosa para que de forma sequencial adquira as devidas habilidades da leitura e sua interpretação. A maioria dos jovens não aprecia a leitura, pois não foram instigadas quando criança a entrar neste mundo e descobrir seus segredos. Se tornando pessoas com pouca capacidade de aprofundamento da leitura. Não conseguem interpretar bem um texto, ver a essência que o autor quer transmitir, se tornando pessoas que não conseguem admirar um bom livro, ou ver uma boa obra de arte, e até mesmo escutar boas músicas, são pessoas a mercê da sociedade letrada.
Escrever é um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente escrever o próprio nome até escrever uma tese de doutorado. Uma pessoa pode ser capaz de escrever um bilhete, uma carta, mas não ser capaz de escrever uma argumentação
...