AS ENSAIOS MECÂNICOS
Por: mayra casotto • 5/4/2022 • Dissertação • 808 Palavras (4 Páginas) • 94 Visualizações
PROPRIEDADES VEREFICADAS NOS ENSAIOS MECÂNICOS:
• Dureza (Dificuldade de furar o material)
• Resistência (Dificuldade de romper o material)
• Limite de Escoamento (Dificuldade em deformar o material)
• Tenacidade (Capacidade de absorver impactos)
• Fluência (Capacidade de suportar uma carga por vários anos)
• Resiliência (Capacidade de voltar à posição original após aplicar uma força)
ESSAS PROPRIEDADES PODEM SER CLASSIFICADAS EM DOIS GRUPOS: física (propriedade de sofrer deformação sem sofrer mudança na composição química) e química (mudança na sua composição química, ex: resistência à corrosão).
PROPRIEDADES MECÂNICAS: que se referem à forma como os materiais reagem aos esforços externos, apresentando deformação ou ruptura, a determinação das propriedades mecânicas dos materiais é obtida por meio de ensaios mecânicos.
Elasticidade: capacidade que um material tem de retornar à sua forma e dimensões originais quando cessa o esforço que o deformava.
Plasticidade: capacidade que um material tem de apresentar deformação permanente apreciável, sem se romper (capô do automóvel).
Resistência mecânica: capacidade que um material tem de suportar esforços externos sem se romper.
ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS: são aqueles que após sua realização não deixam nenhuma marca ou sinal e, por consequência, nunca inutilizam a peça ou corpo de prova. Por essa razão, podem ser usados para detectar falhas em produtos acabados e semiacabados.
ENSAIOS DESTRUTIVOS: são aqueles que deixam algum sinal na peça ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes não fiquem inutilizados (EX: Tração, Compressão, Cisalhamento, Dobramento, Flexão, Embutimento, Torção, Dureza, Fluência, Fadiga, Impacto).
ENSAIOS DE TRAÇÃO
O ensaio mecânico mais importante para a determinação da resistência dos materiais é o ensaio de tração. Consiste em submeter o material a um esforço que tende a alongá-lo até a ruptura, na máquina de ensaio. Permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompem.[pic 1][pic 2]
ALONGAMENTO: (porcentagem só multiplicar o resultado por 100)
TENSÃO DA TRAÇÃO: (S área) [pic 3]
Na fase elástica (volta a forma original), se dividirmos a tensão pela deformação, em qualquer ponto, obteremos sempre um valor constante (módulo de elasticidade). Quanto maior o módulo, maior a rigidez e menor a deformação.
Limite de proporcionalidade: a partir do qual a deformação deixa de ser proporcional à carga aplicada (igual ao limite de elasticidade).
Escoamento: Terminada a fase elástica, tem início a fase plástica, na qual ocorre uma deformação permanente no material (haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformação), mesmo que se retire a força de tração.
Limite de resistência: Após o escoamento ocorre o encruamento, que é um endurecimento causado pela quebra dos grãos que compõem o material. O material resiste cada vez mais à tração externa, exigindo uma tensão cada vez maior para se deformar (valor máximo e mais alto). (área inicial So)[pic 4]
...