AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Vanessa Garcia • 26/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.503 Palavras (11 Páginas) • 256 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1]
PEDAGOGIA
ANTÔNIO FERNANDO MOREIRA
FERNANDA PIANA
LUCIANA GONÇALVES DA SILVA
VANESSA APARECIDA GARCIA
SILVANA APARECIDA GONÇALVES
AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 2]
Andradas - MG
2019
ANTÔNIO FERNANDO MOREIRA
FERNANDA PIANA
LUCIANA GONÇALVES DA SILVA
VANESSA APARECIDA GARCIA
SILVANA APARECIDA GONÇALVES
AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Interdisciplinar apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral em todas as disciplinas cursadas.
Orientador: profª.
Andressa Aparecida Lopes
Edneia de Cassia Santos Pinho
Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro
Natália da Silva Bugança
Natália Gomes dos Santos
Tatiane Mota dos Santos Jardim
Luciane Batistella Bianchini
Andradas - MG
2019
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- DESENVOLVIMENTO 5
2.1 PROPOSTA DE TRABALHO DE ENSINO.................................................. 7
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
- REFERÊNCIAS............................................................................................... 11
INTRODUÇÃO
A interdisciplinariedade é um tema novo, que traz certas dúvidas ao educador quanto a sua aplicação, mas que com certeza deve ser abordada e aplicada na educação infantil. Através dessa estratégia a criança deixa de ser “caixa de depósito” de informações e passa ser a protagonista do aprendizado.
Esse "diálogo" entre as disciplinas é algo que fortalece e estimula o aprendizado das crianças, haja vista que, através dessa interação podemos aplicar o ensinamento teórico à vida prática, fazendo com que as disciplinas trabalhadas em sala de aula se comuniquem diretamente com acontecimentos da sociedade, trazendo, portanto, para o cotidiano das crianças o que conteúdo que lhes foi ensinado na escola.
O aprendizado fragmentado é necessário para que possamos conseguir ensinar de maneira clara e profunda, fazendo com que as crianças não se confundão por uma gama de idéias que lhes são apresentadas. No entanto, somente através da junção dessas idéias é que conseguiremos trabalhar o lado prático da aprendizagem, tornando o conhecimento passado muito mais efetivo na vida de cada criança, educando-os para a vida em sociedade.
Mister destacar que para que essa estratégia de ensino seja realizada não é necessário deixar de lado os componentes curriculares obrigatórios da educação infantil, mas sim fazer com que tais componentes conversem entre si, trabalhando todos de maneira dinâmica e inovadora, visando não somente o ensino, mas também o aprendizado.
Para que o educador seja capaz de aplicar a interdisciplinariedade dentro do contexto da sala de aula é necessário que esse tenha ousadia, que busque novos caminhos e novas formas para transmitir o conhecimento. É necessário quebrar ciclos e trabalhar o novo.
O presente trabalho visa aprensentar, de maneira clara e objetiva, os aspectos positivos que a interdisciplinariedade de conteúdos traz, não só aos educandos, mas, de certa forma, também ao educadores que através dessa estratégia conseguem observar um maior rendimento e absorção do conteúdo trabalhado.
DESENVOLVIMENTO
Há tempos o mundo se desenvolve com o advento da globalização em uma veocidade constante, não seria diferente com a educação. O processo de aprendizagem ocorre desde que o mundo existe, e em nossas vidas pessoais, ocorre desde o momento de nosso nascimento, ou até antes.
É certo que a escola é peça fundamental no processo de aprendizagem de qualquer indivíduo e, portanto, deve acompanhar essa evolução que o mundo sofre, de maneira com que torne o ensino mais eficiente e dinâmico, que ocorra em consoância com os acontecimentos da sociedade. De acordo com a BNCC (p. 38):
Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.
As disciplinas trabalhadas nesse projeto, Letramento e Alfabetização, Artes e Educação, Literatura Infanto-Juvenil e Ludicidade e Educação, são componentes específicos e necessários para a educação infantil, através delas conseguimos formar a base do aprendizado que a criança precisa ter para conseguir evoluir.
Acerca do da Literatura Infanto-Juvenil, Condorú e Santos (2018, p. 411) ressaltam:
A literatura infantil é fonte de informação que contribui para o desenvolvimento da criança, pois “os livros de histórias são de vital importância durante a infância, já que todas as crianças possuem necessidade de imaginar, criar histórias e entrar no mundo da fantasia” (PAULA; FERNANDES, 2016, p. 384).Quando apresentada à criança desde cedo, a literatura colabora para a socialização entre indivíduos e para a formação de um leitor ativo, que tem possibilidade de ampliar a sua visão de mundo.
...