AS TRANÇAS DE BINTOU
Artigo: AS TRANÇAS DE BINTOU. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VALMIRANDA • 21/9/2013 • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 348 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 SINTESE REFLEXIVA 5
2.1 PLANO DE AULA - NATUREZA E SOCIEDADE 6
2.2 PLANO DE AULA - ARTE E MÚSICA 7
2.3 PLANO DE AULA - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 8
2.4 PLANO DE AULA - MATEMÁTICA 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11
1- INTRODUÇÃO
E de suma importância na educação infantil colocarmos diferente estilos de aprendizagem, pois os diferentes estilos de aprendizagens estimulam alunos que tem dificuldades de aprendizagem, á aprenderem nos diferentes modos de ensinar.
E esses projetos que são criados na educação infantil são importantes nas diversas formas, por que utiliza diversas formas de ensino proporcionando um aprendizado significativa para as crianças e usando a interdisciplinalidade, ajuda as crianças a desenvolverem mais e mais pois e nessa fase que as crianças estão descobrindo e representando o mundo através de suas ideias, e essas disciplinas as ajudam a desenvolverem essas habilidades por isso e importante de acordo com RCNEI apoiarmos dessas disciplinas na educação infantil.
2. SÍNTESE REFLEXIVA
Considerando-se este aspecto o estudo pretende, o uso da obra literária infantil brasileira “Ás Tranças de Bintou” que visa vivenciar as questões entorno da cor da pele e de nossa pluralidade, pois retrata a história de uma menina que vive na África e que sonha ter tranças longas, e enfeitadas com pedras coloridas e conchas, como a de sua irmã mais velha e de outras mulheres de sua tribo.
Esta história tem o lúdico a brincadeira a fantasia como o “EU” mais profundo da infância, trazendo para nós o pensamento de como a cultura Brasileira tem em comum com a cultura Africana, visto que somos a nossa maioria afrodescendentes. E quando misturamos experiências em diversas disciplinas damos a crianças a oportunidade de desenvolver habilidades mentais. E essa obra nos fazem trazer para sala de aula as diversas manifestações artísticas que marcaram a nossa cultura de forma positiva.
As Tranças de Bintou e uma história que nos faz repensar o nosso dia a dia, pois, as vezes o preconceito está em nossas cabeças e não na cabeça do próximo, as outras pessoas não achavam Bintou diferentes é sim Bintou que se achava diferente e sem graça, e sua vó a fez ver que podemos ser belo nas diferentes fases da vida.
E o texto abordagem integrada da aprendizagem e a obra as Tranças de Bintou; uma completa a outra na mediada que observamos as diferentes maneiras de aprendizagem, ela mostra a musicalização porque a música ela esta em tudo no dia a dia na vida das crianças, a medida que o ritmo a letra da melodia passa na cabeça das crianças ela trás a inteligência musical que facilita a aprendizagem as atividades de cunho artísticos estimulam a criatividade das crianças e a disciplina Natureza e sociedade podemos trabalhar a cor da pele das diferentes culturas, Podemos trabalhar quantidade na matemática, na linguagem oral a maneira de falar. o bulling palavra nova tudo isso através da história de Bintou desde cedo podemos trabalhar interdisciplinaridade com os pequenos.
PLANO DE AULA - 01
Área do Conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE
Nível de Ensino: Educação Infantil
Conteúdo / Tema: Consciência Negra (Trabalhando a cor da pele)
Objetivo: Elevar a autoestima das crianças, sobretudo as negras.
Trabalhar a identidade e respeito a diversidade.
Procedimentos Metodológicos: O professor deverá preparar a aula listando o nome dos alunos, pesquisar na internet o significado e a origem de cada um deles. Ao chegar na sala de aula, pedir quer os alunos listem características físicas e de sua personalidade, depois leia, o que eles falaram e peça que falem de quem é a característica falada, incentivando a descobrirem a quem pertencem a características lidas, o professor deverá mostrar os alunos que algumas características são iguais e outras são diferentes a dos colegas como : formato do nariz, cabelo, cor de pele, entre outros, mas que todos nós merecemos respeito. No segundo momento a professor poderá mostrar a origem do nome e seus significados, mostrando que existem nomes de origem Europeia, Africana, Indígenas, e quem nem sempre escolhemos o nome dos nossos filhos de acordo com a nossa origem, mas sim porque achamos bonito ao invés de dar prestigio a nossa raça ou a nossa origem, permita que as crianças toque no cabelo uma das outras para que possa observar, textura, formato e tamanho dos cabelos.
Avaliação:
. Avaliação poderá ser contínua durante todas atividades desenvolvidas, o professor deverá observar os alunos durante toda atividade proposta.
PLANO DE AULA - 02
Área do Conhecimento: Artes e músicas
Nível de Ensino: Educação infantil
Conteúdo / Tema: confeccionar bonecos negros com garrafas pet e cabaça para se fazer a cabeça.
Objetivos: . Falar sobre os tons de pele e respeito pelas várias etnias.
Procedimentos Metodológicos: Brincando, a criança aprende a lidar com o mundo de forma simples e interessante usar os bonecos faz com que as crianças
...