ASPECTOS INTRODUTORIOS DA CIENCIA CONTABEIS
Ensaios: ASPECTOS INTRODUTORIOS DA CIENCIA CONTABEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nadinhagaspar • 2/11/2014 • 3.584 Palavras (15 Páginas) • 340 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
1.1 A CONTABILIDADE
O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.
A Contabilidade é formada por: Bens, Direitos e Obrigações:
BENS: tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades
Humanas; Tangíveis: têm existência física, existe como coisa ou objeto. Ex.: Dinheiro, mercadoria p/ revenda, imóveis, máquinas, veículos, móveis,
Equipamentos, etc. Intangíveis: Ex: Marcas e patentes, ações ou Quotas de Capital.
DIREITOS: são bens de nossa propriedade que se encontram em poder de terceiros. (valores a receber). Ex.: duplicatas a receber, títulos a receber, notas promissórias a receber, aluguéis a receber, clientes, dinheiro em banco, aplicações financeiras, etc.
OBRIGAÇÕES: são bens de propriedade de terceiros que se encontram em nosso poder. (valores a pagar). Ex.: duplicatas a pagar, títulos a pagar, notas promissórias a pagar, aluguéis a pagar, fornecedores, impostos a recolher, etc.
A contabilidade é um instrumento que fornece diversas informações úteis para tomada de decisão, dentro e fora das empresas. Por meio da contabilidade é possível conhecer toda a estrutura econômica e financeira das entidades.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÕES DA CONTABILIDADE.
A Contabilidade é uma ciência que desenvolveu uma metodologia própria com a finalidade de controlar o patrimônio das empresas, apurar o resultado das atividades das empresas e gerar informações.
Função Administrativa
(controlar o patrimônio)
Portanto a Contabilidade é a ciência que estuda a formação e variação do Patrimônio; é a ciência que estuda, registra e controla o Patrimônio das Entidades com fins lucrativos ou não; é um instrumento de informações para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Todas as movimentações que afetam o patrimônio, possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios (contábeis).
2.11 OBJETO DA CONTABILIDADE
O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades e das pessoas físicas.
2.111 OBJETIVO DA CONTABILIDADE
A contabilidade analisa, interpreta e registra os fenômenos que ocorrem no patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, demonstrando a seus usuários através de relatórios próprios (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e outros) as informações sobre o comportamento dos negócios para a tomada de decisões.
3. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL:
Escrituração é o conjunto de lançamentos contábeis. A Escrituração completa é composta pelos lançamentos contábeis e pelas demonstrações financeiras elaboradas no encerramento de cada exercício social. A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas observando os princípios e normas contábeis. Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa. Realizada no livro Diário e livro Razão. As formalidades da escrituração contábil estão expressas no Decreto Lei 486/1969.
O livro diário é obrigatório, registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, tem que ser na ordem cronológica observando dia, mês e ano e os registros devem ser numerados, deve ser encadernados e registrados nos órgão competentes, como juntas comerciais e cartórios a escrituração do Diário deve obedecer as Normas Brasileiras de Contabilidade. Sua inexistência, para as empresas optantes pelo Lucro Real, ou sua escrituração em desacordo com as normas contábeis sujeitam a empresa ao arbitramento do Lucro, para fins de apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro.
O livro Razão é um livro atualmente obrigatório pela legislação comercial, tem finalidade de demonstrar as movimentações analíticas das contas escrituradas no diário e constantes do balanço é indispensável em qualquer tipo de empresa. O registro no razão e realizado em contas individualizadas, tense assim um controle por conta. Consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza e forma racional. Não há necessidade de registro do Livro Razão. Entretanto, o mesmo deve conter termo de abertura e encerramento, com a assinatura do contabilista e do responsável pela empresa.
A contabilidade deve escriturar toda a movimentação financeira, inclusive bancária, contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. Uma empresa que não possui escrituração contábil é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento. As informações geradas pela Contabilidade são úteis e de interesse de uma extensa gama de usuários, que podem ser internos (administradores em todos os níveis) ou externos (investidores, fisco e instituições financeiras, etc). A escrituração contábil completa é incontestavelmente necessária à empresa de qualquer porte, como principal instrumento de defesa, controle e gestão do seu patrimônio
4. A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL:
A contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial, esta não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada/arrojada.
Os processos da Gestão Empresarial
...