ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE E PARALELO
Ensaios: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE E PARALELO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ericaszy • 2/11/2014 • 479 Palavras (2 Páginas) • 1.040 Visualizações
2. Fundamentação Teórica
Componentes de um circuito eléctrico ou um circuito electrónico podem ser ligados de muitas maneiras diferentes. As duas mais simples são chamadas de ligação em série e em paralelo. Componentes ligados em série estão ligadas ao longo de um caminho único, conforme a figura 1, e de modo que a mesma corrente passe através de todos os componentes, já os componentes ligados em paralelo são ligadas de modo a mesma tensão é aplicada a cada componente, fazendo com que a corrente seja dividida entre os resistores, figura 2.
Figura 1 - Associação de resistores em serie.
Figura 2 - Associação de resistores em Paralelo.
Um circuito de composto unicamente de componentes ligados em série é conhecido como um circuito em série, de igual modo, um ligado completamente em paralelo é conhecido como um circuito em paralelo.
Em um circuito em série, a corrente através de cada um dos componentes é a mesma, e a tensão entre os componentes é a soma das tensões através de cada componente. Em um circuito em paralelo, a tensão através de cada um dos componentes é a mesma, e a corrente total é a soma das correntes através de cada componente.
Como um exemplo, considere um circuito muito simples, que consiste de quatro lâmpadas ligadas a uma tomada de 127v. Conforme demonstrado do esquema da figura 3.
Figura 3 – Esquemática
Na figura 3 podemos observar que as lampas L1 e L2 encontram-se em paralelo assim também como as lâmpadas L3 e L4 estão em serie.
Analisaremos primeiramente as lâmpadas em paralelo. Quando retiramos a lâmpada L1, podemos observar que as outras lâmpadas continuam acesas, assim também acontece quando retiramos a lâmpada L2. Contudo, no circuito em serie, isso não acontece, pois ao retirar a lâmpada L3, a lâmpada L4 apaga, e vice-versa.
Isso ocorre, pois na associação em paralelo, a corrente que vai para cada lâmpada é dividida de igual forma, caso as lâmpadas sejam de iguais, assim a tensão presente em cada lâmpada é a mesma da fonte, no caso, 127 v.
Já na associação em serie, a corrente que passa nas lâmpadas é a mesma, queimando uma lâmpada, apaga a outra, ainda assim, existe outra complicação, pois como a corrente que passa por uma lâmpada é a mesma que passa por outra, a tensão presente nas lâmpadas será dividida, ou seja, a tensão nominal de 127v, será dividida igualmente entre as lâmpadas, caso as lâmpadas sejam iguais, no caso exemplificado, teremos cada lâmpada operando com metade da sua potencia.
3. Conclusão
Dessa forma, observa-se que resistores, no caso, representados por lâmpadas, possuem varias formas de serem aplicadas, todas com suas vantagens e desvantagens, contudo é importante observar que esta é apenas uma pequena abordagem desse vasto campo de estudo que tem sido a elétrica, que começou com Benjamin Franklin no século XVI e se estende até hoje, contendo inúmeros mistérios
...