ATIVIDADE DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL
Tese: ATIVIDADE DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francin • 13/5/2014 • Tese • 680 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
ATIVIDADE DE DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL
QUESTÕES:
1. Conforme o pensamento de Tuan exposto em “Topofilia e meio ambiente”, diga o que é topofilia e descreva suas principais formas de manifestações.
Resposta: 1 - Topofilia é o Elo Afetivo entre a pessoa e o lugar ou ambiente físico. Ou seja, é o amor ao lugar. Ex. a minha casa, o meu quarto o meu cantinho.
2 - As formas de manifestações da topofilia são:
• A PERCEPÇÃO: é tanto a resposta dos sentidos aos estímulos externos, como a atividade proposital, na qual certos fenômenos são claramente registrados, pois muito do que percebemos tem valor para nós, para a sobrevivência biológica, e para propiciar algumas satisfações que estão enraizadas na cultura; Ex.
• A ATITUDE: é uma postura cultural, uma posição que se toma frente ao mundo;
• A VISÃO: a visão de todo mundo é a experiência conceitualizada. Ela é parcialmente pessoal, em grande parte social. A visão é um dos cinco sentidos tradicionais, o homem depende mais da visão. Ele é um predominantemente animal visual. Um mundo mais amplo se abre e muito mais informações, é especialmente detalhada e específica, chega até ele através dos olhos mais do que dos outros.
Os sentidos dos seres humanos são diferentes e muito dos outros animais:
• A AUDIÇÃO: a sensibilidade auditiva do homem não é muito fina, ela é menos essencial aos primatas, incluindo o homem, do que os carnívoros, que rastreiam as suas presas. Os olhos detêm informações muito mais precisas e detalhadas sobre o meio ambiente do que os ouvidos, mas geralmente somos mais sensibilizados por aquilo que ouvimos do que pelo que vemos ex. chuva nas plantas, o choro de criança, música romântica, etc.
• O OLFATO: o olfato de um cachorro é pelo menos cem vezes mais aguçado do que do homem. É claro que o sentido do olfato é também importante para os primatas. Este sentido desempenha um papel importante nos processos fundamentais de alimentação e acasalamento. O homem moderno tende, entretanto, a negligenciar o sentido do olfato. A palavra odor sempre significa “mau cheiro”. Ex. O mau cheiro de uma carniça, jamais o homem aguentaria chegar próximo de tanta podridão, pois já está com o sentido do olfato acostumado a cheiros agradáveis, enquanto que um urubu ou cão não fazem cara feia ao se aproximar do mau cheiro.
• As MÃOS e o sentido do TATO: o tato um sentido háptico, fornece uma grande quantidade de informações, aos seres humanos sobre o mundo. Sendo que a prática melhora a sensibilidade. Por ex. uma pessoa deficiente visual pode reconhecer um objeto (uma caneca de porcelana) somente com o apoio das mãos, pelo fato de já tê-lo tateado diversas vezes este mesmo objeto, até que possa identificá-lo sem demonstrar o seu desconhecimento.
2. Ainda de acordo com Tuan considere os textos “Espaço Mítico e Lugar”, diferencie (considerando) o aspecto cultural, o que é o mito e o lugar, explique em que momento ambos (mito e lugar) se relaciona?
Resposta: O espaço mítico é uma área imprecisa do conhecimento deficiente envolvendo o empiricamente conhecido (é um componente espacial) de uma visão de mundo. A memória por sua vez se torna imprescindível
...