TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PCCCV

Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADE PCCCV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

UFRPE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

ATIVIDADE DE PCCCV

ALUNA: ALDENICE BATISTA LOPES

GRAVATÁ,15/07/2014

O perfil para um bom trabalho do professor é ele em primeiro lugar gostar do que faz, depois vêm todos os critérios que se faz necessário para um ótimo desempenho, como: planejamento, pesquisas, está atualizado, ser também amigo do seu aluno e está sempre atento a qualquer mudanças que podem ocorrer.

O professor não deve apenas cumprir, mas despertar em seus educando o interesse de aprender, descobrir e vencer seus medos tornando-os cidadãos realmente participativos e conhecedor dos seus direitos e deveres.

O professor é necessariamente, pesquisador,ou seja profissional da reconstrução do conhecimento,tanto no horizonte da pesquisa como princípio,educativo.

Ser professor é substancialmente saber “fazer o aluno aprender” partindo da noção de que ele é a comprovação da aprendizagem bem sucedida.

O professor que não sabe trabalhar o lado disruptivo do conhecimento, além de perder a oportunidade de participar da engrenagem mais inovadora da sociedade, não tem condição de formar o aluno no sentido de burilar o sujeito autônomo. Se o professor não é capaz de construir esta autonomia em si mesmo, não pode fomentá–lo no aluno.

Professor precisa ser formulador de proposta própria, ou seja, precisa saber elaborar com autonomia. A elaboração própria representada tarefa crucial, em alguns sentidos: Cuidar da aprendizagem do aluno não é atividade que se aprenda por osmose, ou como simples decorrência do titulo de PhD, ou como encenação caricata em sala de aula. Exige conhecimento de causa traquejo em teoria da aprendizagem, reflexão madura sobre como avaliar e orientar.

As mudanças ocorridas atualmente, no mercado de trabalho, exigem outras habilidades dos seus trabalhadores e, desse modo, modifica-se o papel da escola e da formação de professores, apontando para uma tendência que promove a articulação entre conhecimentos, atitudes e comportamentos e enfatiza a necessidade do desenvolvimento de habilidades cognitivas, comunicativas e criativas.

A LDB nº 9394/96 reforça a ideia de competência como o que compete ao professor no exercício de sua docência. Essa mesma compreensão está posta nos Referenciais para a Formação de Professores (RFP), que aborda o conceito de competência como a “capacidade de mobilizar múltiplos recursos, entre os quais, os conhecimentos teóricos e experienciais da vida profissional e pessoal, para responder às diferentes demandas das situações de trabalho” (BRASIL, 1999, p. 61).

Quando o professor reflete na ação, torna-se um pesquisador no ambiente de sua sala de aula. Sendo assim, ser professor reflexivo, investigador, aprendiz, pesquisador e tantos outros elementos que definem a profissionalização docente pressupõe a compreensão dos saberes profissionais que embasam a sua prática pedagógica.

Saber ensinar não é transmitir conhecimento, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com