ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Dissertações: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kakau • 19/11/2013 • 5.530 Palavras (23 Páginas) • 906 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Feira de Santana - Ba
SETEMBRO/2013
CRISTIANEY ARAUJO DA SILVA – RA 244766 cristianey27@hotmail.com
GESSICA CARDOSO CERQUEIRA DOS SANTOS – RA 263098 gessicagel71@hotmail.com
GILVAN SILVA FIGUEIREDO – RA 244753 gilvan_fig@hotmail.com
JOÃO DE FRANÇA CORDEIRO NETO – RA 242124 joao_franca19@hotmail.com
MARCELY CAROLINY BASTOS VALENTE – RA 266030 marcely_carolinnefs@hotmail.com
MARCIA DE MACÊDO SILVA – RA 244858 marcia_macedo25@homail.com
SILVIA DIAS BRITO – RA 263097 silviamix1@hotmail.com
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Trabalho apresentado à disciplina Noções de Atividades Atuariais como requisito de obtenção de nota sob orientação do Prof. Me. Hugo David Santana.
Feira de Santana - Ba
SETEMBRO/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 04
CAPÍTULO I..............................................................................................................
(Importância de se estabelecer a missão, visão e valores numa organização).
05
CAPÍTULO II.............................................................................................................
(Valor da empresa, suas metodologias de cálculo e diferença entre lucro econômico e lucro contábil.)
11
CAPÍTULO III............................................................................................................
(Interpretação e avaliação da matriz SWOT em português PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), Balanced Scorecard: Tradução da Visão, Comunicação e Comprometimento, Planejamento de Negócios e Feedback e Aprendizado, avaliações de risco que envolvem as grandes organizações.).
CAPITULO IV...........................................................................................................
(Estruturações do ativo e do passivo, bem como a respeito da alavancagem financeira e combinada).
15
20
CONCLUSÃO............................................................................................................ 30
REFERÊNCIAS......................................................................................................... 31
INTRODUÇÃO
Esta ATPS consiste no desenvolvimento de um Plano de Controladoria, sugerindo nas etapas a prática de diversas atividades ligadas à função do controller, iniciando desde o conhecimento da empresa como um sistema harmonizado de estratégias, práticas e decisões, passando por aspectos da cultura organizacional e chegando até a análise financeira de operações e avaliação de resultados de agregação de valor.
No cenário atual, não há espaço para erros, devendo sempre procurar a perfeição, a utilização de decisões estratégicas antevendo cenários contrários ou favoráveis tem mostrado uma nova realidade para as empresas, ditando a sua permanência no mercado. A sobrevivência das empresas depende cada vez mais de uma gestão subsidiada de informações gerenciais eficientes e precisas para o desempenho das mesmas, que tornem o processo de tomada de decisão o mais racional possível, proporcionando a maximização da lucratividade e da rentabilidade do negócio.
Este trabalho pretende mostrar nesse contexto, um modelo de Plano de Controladoria como conjunção de diversos estudos, que são direcionados para a melhoria de desempenho das organizações, bem como oferecer perenidade às atividades, a partir das suas ferramentas específicas de gestão do controller.
CAPÍTULO I
Os autores Tiffany e Peterson defendiam a visão geral da empresa e da organização do planejamento estratégico, depende de alguns componentes e aspectos do Subsistema Institucional da empresa, que são:
- Declaração de valores: um conjunto de crenças e princípios que guiam as ações e atividades da empresa, independente do seu porte.
- Declaração de visão: uma ou duas frases que anunciam aonde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo do futuro que se deseja para ela.
- Declaração de missão: uma declaração do propósito da empresa, definindo o que ela faz e o que não faz.
- Metas e objetivos: uma lista com todas as principais metas que foram definidas para a empresa, juntamente com os objetivos que precisa alcançar para cumpri-las.
As crenças e valores são conceitos que formam a cultura organizacional, e que, por sua vez interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa. É o que chamamos de Modelo de Gestão que é o produto do Subsistema Institucional e pode ser definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia.
O modelo de gestão deve ser estruturado pelos seguintes aspectos:
...