ATIVIDADES
Artigo: ATIVIDADES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ONEIDA • 13/4/2014 • 1.940 Palavras (8 Páginas) • 1.183 Visualizações
ATIVIDADES 5º QUINZENA:ACQF
CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
1-)No capítulo estudado Planejar e avaliar: uma ação necessária para Educação Infantil, as autoras explicam a importância de se desenvolver bons projetos para a Educação Infantil. Esta prática pode tornar o trabalho pedagógico mais produtivo e prazeroso, porém não podemos esquecer que devemos considerar alguns princípios:
I. Na construção de projetos, podemos dizer que é a reflexão sobre o aprendizado já construído pela criança, é um ponto de partida para a abordagem de futuras atividades previstas.
II. É preciso conhecer o contexto social em que estamos inseridos, adequar os objetivos para a apropriação do desenvolvimento social, emocional, cognitivo, físico e cultural das crianças, podendo assim desenvolver habilidades e competências ligadas à codificação e a decodificação de letras e símbolos para leitura.(V)
III. Compreender que é necessário direcionar as atividades que serão desenvolvidas, bem como quais são seus objetivos. Não esquecendo de conhecer a realidade e o contexto educacional do público alvo e principalmente a intenção pedagógica.( V)
De acordo com os princípios para a elaboração de projetos, estão corretas as alternativas:
III, apenas;
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e III, apenas;
I, apenas;
2-)Leia a frase abaixo e em seguida assinale a opção que contém a sequência correta das palavras que completa a frase a seguir.
É preciso compreender que o ___________________ na Educação Infantil é uma ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬__________________ que busca enriquecer as atividades que estimulam o desenvolvimento infantil, e também deve ser visto como um dos _____________________necessários para _____________ os aspectos físico-motor, afetivo, social e cognitivo.
planejamento, metodologia, princípios, favorecer.
recurso, referência, projetos, apropriar.
planejamento, avaliação, recursos, desenvolver.
plano de aula, ferramenta, elementos, avaliar.
avaliar, ferramenta, princípios, favorecer.
- ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
3-)No processo de construção da leitura e da escrita, é imprescindível a compreensão da estrutura do sistema alfabético. Com base nas leituras de Vygotsky (1979) analise as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que não condiz com o pensamento do autor.
No discurso escrito, somos obrigados a recriar a situação, a representá-la para nós.(V)
Quando fala, a criança tem uma consciência muito importante dos sons que pronuncia e também das operações mentais que executa.(F)
A escrita é também um discurso sem interlocutor, dirigido a uma pessoa ausente ou imaginária ou a ninguém em particular, situação essa que, para a criança, é nova e estranha.(V)
Quando a criança escreve, ela tem de tomar consciência da estrutura sonora de cada palavra, tem de dissecá-la e reproduzem símbolos alfabéticos que tem de ser memorizados e estudados de antemão.(V)
A linguagem é feita apenas de pensamento e imagem. Não apresenta qualidades musicais e nem entonação.(V)
4-)Por meio dos estudos, Ferreiro revolucionou o meio educacional quando lançou, com Ana Teberosky, o livro “Psicogênese da língua escrita”. Neste estudo, as autoras descrevem os estágios pelos quais as crianças passam até compreenderem de fato o ato de ler e o ato de escrever.
Assim, a aquisição da leitura e da escrita passou a ter uma concepção diferente, pois os professores mudaram a forma de refletir e começaram a pensar sobre “como a criança aprende e não como se deve ensinar”. Abriu-se, assim, um leque de pensamentos em torno do que é ser alfabetizado.
Neste sentido, marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.
No cenário interpretado pelo professor e aluno, o desafio é integralizar teoria e prática num contexto dinâmico em que todos se tornem aprendizes e construtores de histórias. Sendo assim, a qualidade pedagógica das aulas deve estar em 1º plano.(F )
A alfabetização não é uma tarefa para se cumprir em um ano, mas ao longo da escolaridade. Quanto mais cedo começar, melhor.(V )
Trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também, não se pode esquecer, apreciar a beleza e a inteligência de um certo modo de composição, de um certo ordenamento peculiar das palavras que encerra a beleza da obra literária.( V )
Se usarmos o recurso tecnológico apenas para passar informações, ficamos naquela tão conhecida abordagem tradicional, sem oportunizar que o aluno encontre significado no processo de alfabetização.(V )
Para Emília Ferreiro estar alfabetizado hoje é poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita.( V )
5-) Com base nos estudos propostos para esta quinzena, leia e analise as alternativas abaixo. Em seguida, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Um número expressivo de estudantes não aprende a ler na escola brasileira; essa escola produz um grande contingente de analfabetos funcionais, isto é, pessoas que, embora dominem
...