ATIVIDADES PARA SEREM TRABALHADAS NO GRUPO AMAC -MÊS DE OUTUBRO 2013
Casos: ATIVIDADES PARA SEREM TRABALHADAS NO GRUPO AMAC -MÊS DE OUTUBRO 2013. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fariaelisabete • 23/7/2014 • 1.922 Palavras (8 Páginas) • 525 Visualizações
ATIVIDADES PARA SEREM TRABALHADAS NO
GRUPO AMAC -MÊS DE OUTUBRO 2013
DIA OFICINA/TEMA OBJETIVOS/AÇÕES OBSERVAÇÃO
01/10
Terça-feira
... -Relembrando a importancia das Regras de convivência e respeito com o próximo.
-Dando sequencia a confeção da caixa,acabamentos finais.
-Dinâmica de integração/descontração
- Resp.: Técnicas responsáveis pelo Grupo Elisabete (A. S.) e Sandra da Paz ( Pedagoga).
08/10
Terça-feira
Minha turma e eu... Objetivo:
-Despertar nas crianças o conhecimento de sua própria capacidade de raciocinar.
-Bricadeiras Lúdicas
Ações:
Roda de Conversa: para saber o que acham de seus nomes, se conhecem seu significado, sua história e de que outros nomes gostam;
Jogo das bolinhas: Numa roda, pedir às crianças que joguem a bola para um colega e digam o próprio nome. Combine um jeito de jogarem, de maneira que todos possam dizer o seu nome. Numa segunda rodada, peça que joguem a bolinha e digam o nome do colega para quem vão jogar a bola.
Cartaz de todos os nomes. Em uma folha de papel dobrado ao meio, pedir que escrevam, cada um, o seu nome em letra de forma. Em seguida, que recortem em volta do nome, ao abrir cada um verá que surgiu alguma figura. Cada um pode ilustrar o seu colorindo as letras ou o fundo, da forma como desejarem. Todas as crianças colam a sua figura-nome num cartaz e este fica exposto na sala de atividades.
Acróstico: Formar um acróstico com o nome. No próximo encontro, os acrósticos serão expostos no mural.
Providenciar o portifólio (pasta plástica) ou o caderno
PORTFÓLIO:
É uma pasta personalizada e preparada para receber as produções individuais ou coletivas com o objetivo de mostrar o aprimoramento de uma criança ou de um grupo no decorrer do tempo, ao mesmo tempo é possível vislumbrar a diversidade
de oportunidades que as crianças vivenciaram num período.
Providenciar:
Folha sulfite/ tesoura/ lápis de cera/ lápis de cor/ revistas/cola
Dia 23/02
Quinta-feira
Trajetória 3 – Eu isso, você aquilo
Ações:
Distribuir revistas, cola e tesoura e peça que recortem e colem em folhas algumas coisas de que gostam e de que não gostam, sem identificá-las.
Organizar pequenos grupos para cada um mostrar suas folhas para os colegas com o intuito de identificarem as coisas de que cada um gosta e não gosta.
Providenciar:
Revistas/cola/ tesoura
Dia 01/03
Quinta-feira
Trajetória 4 – Auto retrato
Objetivo: permitir a percepção de si mesmo e das possibilidades expressivas de cada um.
Ações:
Recortar de revistas e jornais diversos rostos com expressões diferentes e distribua pela sala. Pedir às crianças que façam uma visitação aos recortes e que escolham algum rosto que lhes chamou mais a atenção. Formar pequenos grupos e pedir que cada um apresente o seu recorte, dando-lhe vida: nome, idade, o que faz, porque está com aquela expressão e onde se encontrava quando foi retratado ou desenhado.
Distribuir folhas de papel e propor que cada um reproduza um colega. Orientar para prestar atenção às expressões do retratado. Feito o retrato, pedir que registrem os dados sobre a pessoa: nome, idade, etc. Organizar com a turma uma forma de expor os trabalhos.
Providenciar: Revistas/jornais/tesoura/folhas em branco
08/03
Quinta-feira
Distribuir folhas de papel, lápis, giz de cera, tintas, etc., e peça que façam o auto-retrato, escolhendo a expressão que quiserem. Peça que entreguem o desenho sem por o nome. Organizar a apresentação do conjunto de auto-retratos de maneira a provocar um jogo de descobrir quem é quem nos desenhos. Reflita como grupo sobre a atitude de todos frente aos auto-retratos: nada de zombaria ou deboche. O momento é de brincadeira, alegria e o que vale é o jeito de cada um.
A seguir, em outro momento, convidá-los a fazer o fundo do retrato, representando onde gostariam de ter sido “fotografados”. Peça que registrem o nome e a data do desenho. Os desenhos são apresentados, comentados e expostos, antes de ir para o portfólio.
Providenciar:
Folhas de papel, lápis, giz de cera, tintas, etc.
15/03
Quinta-feira Trajetória 5 - Máscaras
Ações:
Roda de conversa explorando o tema: “Quem sabe o que é uma máscara? E para que servem? Quem já viu uma máscara de perto? As máscaras que vocês conhecem são de vilões ou heróis? Fale de uma máscara que lhe chamou a atenção.”
Agora é hora de oferecer o material para a construção das máscaras. Colocar os seguintes materiais à disposição: caixas de papelão, fita crepe, papéis coloridos, cola, tesouras sem ponta, retalhos de tecido…etc
Organizar uma exposição desses trabalhos organizar um painel.
Providenciar:
Caixas de papelão, fita crepe, papéis coloridos, cola, tesouras sem ponta, retalhos de tecido
22/03
Quinta-feira Tema:
...