ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISONADAS -FÍSICA III-
Casos: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISONADAS -FÍSICA III-. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arturruesch • 1/6/2013 • 914 Palavras (4 Páginas) • 1.014 Visualizações
Etapa 1
Aula-tema: Campo Elétrico. Lei de Gauss.
Essa atividade é importante para compreender a ação e a distância entre duas partículas sem haver uma ligação visível entre elas e entender os efeitos dessa partícula sujeita a uma força criada por um campo elétrico no espaço que as cerca.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são à base de pó.
Sites sugeridos para pesquisa:
• Explosão De Pó Em Unidades Armazenadoras E Processadoras De Produtos Agrícolas
E Seus Derivados Estudo. De Caso. 2005. Disponível em:
<https://docs.google.com/file/d/0Bx50NPmVz1UwUGcyMUExS3FlRnM/edit>.
Acesso em: 20 abr. 2012.
• Explosões. Disponível em:
<https://docs.google.com/file/d/0Bx50NPmVz1UwNkVMM0NNeTlmOHc/edit>.
Acesso em: 20 abr. 2012.
• Atmosferas explosivas de pós: Todo cuidado é pouco. Disponível em:
<https://docs.google.com/file/d/0Bx50NPmVz1UwU0d0cU13dFlsVlE/edit>.
Acesso em: 20 abr. 2012.
Durante a pesquisa, percebe-se que devido a poeira (pó), grãos e micro-resíduos, depositados ao longo do tempo nos mais diversos locais da planta industrial, quando agitado, transportado ou colocado em suspensão e na presença de uma fonte de ignição com energia suficiente para a primeira deflagração, causando a primeira explosão, causando vibrações subsequentes pela onda de choque; isto fará com que mais pó depositado entre em suspensão e mais explosões aconteçam cada qual mais devastadora que a anterior, desde que ganhem concentração mínima e, como o local já está com os ingredientes necessários, o próximo passo é o desencadeamento das subsequentes explosões. Ao contrário, se as poeiras em suspensão causarem uma explosão, as partículas de poeira que estão queimando saem da suspensão e espalham o fogo. Nestes termos os danos podem ser consideravelmente maiores, são as explosões secundárias.
A explosão de pó gera três efeitos: ondas de choque (expansão rápida), radiação térmica (incêndio) e fragmentação (mísseis). As pressões geradas são grandes – uma pressão
de 35 a 50 kPa (quilopascal), por exemplo, é capaz de destruir uma casa. Para que seja fatal a um ser humano, seria preciso uma pressão de 100 a 175 kPa. Se o pó for leve a ponto de flutuar terá então maior probabilidade de encontrar uma fonte de ignição. Pós com diâmetro inferior a 200 metros, por exemplo, podem atingir 1,2 m/s em velocidade de queda.
As explosões de pó ocorrem frequentemente em série; muitas vezes a deflagração inicial é muito pequena em quantidade, porém de suficiente intensidade para colocar o pó das cercanias em suspensão, ou romper peças de máquinas ou instalações dentro do edifício, como os coletores de pó, com o que se cria uma nuvem maior através do qual podem se propagar explosões secundarias. As explosões secundárias podem ser devastadoras porque tendem a envolver toda a quantidade de poeira depositada no ambiente. Não é raro produzir-se uma série de explosões que se propaguem de um edifício a outro. Outros fatores influentes são a temperatura, estática e faíscas.
A temperatura mínima de ignição é a temperatura mínima em que pode ocorrer a combustão da poeira, que não poderá ser alcançada em situações normais. É um limitador
...