TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVO, PASSIVO, PATRIMONIO LIQUIDO

Dissertações: ATIVO, PASSIVO, PATRIMONIO LIQUIDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  2.162 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVO

Em contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custosDefinição

Cumpre ressaltar a evolução da Teoria Contábil na definição de Ativo: durante muito tempo se definiu os bens do Ativo como aqueles que a Entidade detivesse o chamado "Direito de Propriedade" (escola do Personalismo, por exemplo). Com o advento do Patrimonialismo, qualquer bem que seja utilizado economicamente pela Entidade, passou a figurar no Ativo. Para aqueles bens em que a propriedade não é exatamente da entidade mas está fazendo parte dos seus ativos, sua contrapartida figurará no Passivo (Obrigações), geralmente são "bens" numerários.

Na Contabilidade Pública brasileira, há grande quantidade de contas de compensação, que figuram em Ativos para fins de controle e análise, ou seja, independem das relações diretas jurídicas e ecônomicas com um determinado bem.

Tipos de ativos

O balanço é um documento essencial para a análise financeira. O balanço tem de respeitar a equação fundamental da contabilidade financeira: Ativo = Passivo + Capital Próprio.

De acordo com contabilidade financeira, na categoria ativo do balanço patrimonial, as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nela registrados, dividido em dois grupos principais: ativo não circulante e ativo circulante.

Divisão detalhada de ativos do balanço patrimonial:

Ativo circulante

o Estoques

 Exemplos: matéria-prima, produtos em elaboração, produtos acabados e mercadorias para revenda.

o Dívidas de terceiros de curto prazo

 Exemplos: dívidas de clientes, títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos.

o Depósitos bancários e caixa

 Exemplos: depósitos bancários, dinheiro em caixa.

o Acréscimos e diferimentos

 Exemplos: acréscimos de proveitos, custos diferidos.

Ativo não circulante

o Imobilizado incorpóreo (Intangível)

 Exemplo: Marcas, patentes, softwares.

o Imobilizado corpóreo

 Exemplos: terrenos e recursos naturais, edifícios e outras construções, equipamentos, ferramentas.

o Investimentos financeiros

 Exemplos: partes de capital em empresas do grupo, títulos e outras aplicações financeiras (ver Ativo financeiro).

o Dívidas de terceiros de longo prazo

 Exemplos: dívidas de clientes, títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos.

Ativo financeiro

Assim são denominados os chamados "Ativos de Papel", negociados primordialmente nos mercados financeiros, como por ex.:

o Ações

o Contratos Futuros

o Contrato a Termo

o Moedas/Câmbio

o Opções

o Títulos; públicos e privados.

PASSIVO

Em contabilidade, o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. O passivo é a coluna da direita num Balanço Patrimonial.

O Passivo é um recurso controlado por uma entidade e um acontecimento passado e do qual se esperam que fluam benefícios económicos no futuro, cuja liquidação se espera um ex-fluxo de recursos.

O Passivo monetário representa bens numerários que ainda vão ser repassados aos seus verdadeiros proprietários num momento futuro, e que está na entidade apoiando ou ajudando a gerar novos recursos financeiros para o devedor. O passivo não-monetário representa obrigações de lançamentos futuros no resultado do período daqueles ganhos já efetivados, porém não pertencentes ao atual exercício.

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em:

• Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

• Passivo financeiro e passivo permanente, conforme lei 4.320/64 (direito público, que regulamenta a contabilidade pública).

Para fins de análise contábil, as contas contábeis que compõe o passivo exigível curto e longo prazo (direito privado), podem ser inicialmente segregadas em obrigações em moeda nacional, e obrigações em moeda estrangeira. A partir desse início, pode se proceder as sub-divisões, a serem compostas das principais obrigações. Como exemplo: salários, remunerações e encargos a pagar, empréstimos e financiamentos a pagar, fornecedores e prestadores de serviços a pagar, tributos a pagar e a recolher, adiantamentos a clientes, provisões etc.

PATRIMÔNIO LIQUÍDO

O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.

No Brasil, conforme disposto pela Lei 6404/76, o Patrimônio Líquido é dividido em:1

• Capital social

• Reservas de capital

• Ajustes de avaliação patrimonial

• Reservas de lucros

• Ações em tesouraria

• Prejuízos acumulados

Capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com