ATPS - 1 ETAPA
Dissertações: ATPS - 1 ETAPA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sostenys26 • 23/9/2013 • 542 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
ÍNDICE
1. INDÚSTRIA DE BELEZA E ESTETICA.
Ter um cabelo bem cortado, com penteados cada vez mais chamativos e bonitos, unhas bem feitas, até pouco tempo atrás era coisa de luxo. É comum que em cada bolsa de uma mulher ter uma lixa, escovas ou esmaltes e se formos pesquisar mais a fundo veremos que em a cada dez mulheres, oito tem pelo menos um secador e uma chapinha em casa. Os homens também não ficam para traz, e cuidar da aparência é fundamental para todos em todas as áreas sendo elas profissionais ou pessoais. E mesmo não precisando de um curso ou treinamento profissional, em algumas famílias, é comum ter um revezamento de escovas, manicures, sem custo algum. Em base desses argumentos poderíamos afirmar que o mercado da indústria de beleza esta em decadência. Não é bem assim, os salões de beleza tem tido um crescimento no mercado bem significativo.
2. MERCADO EM ALTA.
O mercado impulsionado pela classe C movimenta uma bilionária indústria de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, que vão desde os salões de beleza até procedimentos cirúrgicos. Esse mercado cresce em proporção de 10% ao ano e depois dos EUA e Japão, o Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de cosméticos. Minas Gerais, em dados da Associação da indústria de cosméticos (AICMG), é o segundo maior consumidor de cosméticos do país.
Os salões de beleza e estética cresceram 78% em cinco anos, de 309 mil, em 2005, para 550 mil, em 2010, segundo levantamento da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), e são frequentados por todos os tipos de consumidores, independente do sexo, idade ou classe social. Os valores dos serviços cobrados são diferenciados pela região onde estão instalados, sendo, por exemplo, um salão de periferia com um corte masculino custando em media R$10,00 e um salão de área nobre chegando ate R$ 150,00.
3. PUBLICO ALVO.
As mulheres lideram a maior procura dos serviços prestados dessas indústrias, frequentando semanalmente os salões. Também são maiores e diversificados os serviços e consequentemente mais caros. Já os homens, é o básico (corte de cabelo) tendo exceções em alguns casos de limpeza de pele, depilação e manicure.
As mulheres, dependendo de sua classe social, em media comprometem até 30% de suas rendas com serviços e produtos ligados à beleza e estética. Os homens apesar dos serviços básicos frequentam cada vez mais os salões, gastando um pouco mais do que antes, e segundo alguns profissionais, são até melhores de trabalhar do que as mulheres, devido ser considerados um publico fiel. Na França, os homens frequentam mais do que as mulheres os centros estéticos.
Voltando ao publico brasileiro, a influencia e opiniões de profissionais da área faz que as mulheres comprem mais os serviços e produtos. Ao contrario dos homens, que na maioria procuram na necessidade, apesar do crescimento, e afirmam que vão aos centros estéticos para relaxar, devido à vida corrida no trabalho.
4. O CRESCIMENTO.
O crescimento dessa área deve-se ao crescimento de
...