ATPS
Trabalho Universitário: ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pathy • 17/11/2013 • 320 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
(Adaptado de ENADE 2009). O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza.
Entre essas iniciativas e suas consequências é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. a construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, mas este fato não interfere na sustentabilidade do projeto.
b. os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, não agravarão e até atenuarão problemas ambientais já existentes como a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.
c. a preocupação mais voltada para a floresta e os povos amazônicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaças aos demais biomas.
d. a exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequências ambientais positivas, decorrentes do modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.
e. a construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.
Question 5
Notas: 1
A educação ambiental abrange propostas que propiciam condições para uma maior integração dos indivíduos com o meio ambiente e a adoção de uma visão global e crítica acerca das questões ambientais, centradas em:
Escolher uma resposta.
a. sensibilização, informação, conhecimento e difusão técnica.
b. sensibilização, informação, conscientização, construção de atitudes e habilidades políticas.
c. conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação.
d. conhecimentos, habilidades e competências técnicas.
e. informação, sensibilização, conscientização e comunicação social.
...