ATPS
Artigo: ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiegoPereiraC • 15/9/2013 • 858 Palavras (4 Páginas) • 481 Visualizações
O trabalho está dividido em duas etapas, cada qual com suas subdivisões.
Na primeira etapa existem quatro passos, nos quais abordamos o assunto sobre os tipos de investimentos, analisaremos todos eles e iremos ressaltar suas importâncias e curiosidades. “Criaremos” uma empresa e quais serão seus produtos de comercialização. Nesta etapa também terá um relatório final desses produtos e desta empresa.
A segunda etapa está dividida em três passos, sendo eles a montagem de um fluxo de caixa, a elaboração dos preços dos produtos da empresa criada na primeira etapa, também o faturamento da empresa, custos despesas, entre outros. Por fim um relatório explicando todos os passos anteriores.
Etapa 1 - Aula-tema: Os Tipos de Investimentos
Passo 1
Passo 2
Tipos de investimentos, que podem ser vistos como importantes:
1. Investimentos públicos: em geral, são os investimentos que o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Ex: hospitais, escolas, etc. estes não visam lucros, visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.
2. Investimentos privados: são os investimentos que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. EX: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
3. Investimentos mistos: são os investimentos mantidos tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, que visão o bem estar da sociedade e o retorno monetário na estrutura de capital misto. Ex: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.
Tipos de investimentos no mercado financeiro
Fundos de Investimentos - Comunhão de recursos financeiros, captados de pessoas físicas e/ou jurídicas, que tem objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são utilizados para comprar bens (títulos e valores mobiliários), que passam a pertencer a todos os investidores do fundo em questão, na proporção de seus investimentos.
Caderneta de Poupança - A caderneta de poupança é um investimento tradicional, conservador e muito popular entre investidores de menor renda. Quase todos os bancos comerciais possuem esse tipo de investimento e não é preciso ser correntista para investir, basta apenas comparecer a uma agência bancária portando CPF, documento de identidade e comprovantes de renda e residência.
Certificado de Depósito bancário - são títulos de renda fixa, representativos de depósitos a prazo, utilizados pelos bancos comerciais como mecanismos de captação de recursos. Estes tipos de investimento envolvem uma promessa de pagamento futuro do valor investido, acrescido da taxa pactuada no momento da transação.
Títulos públicos - O governo federal emite títulos públicos com o objetivo de captar recursos para financiar suas atividades e pagar sua dívida mobiliária (assim chamada porque é contraída pela emissão de títulos mobiliários). O órgão responsável pela emissão e controle dos títulos, e pela administração da dívida mobiliária federal, é a Secretaria do Tesouro Nacional.
...