ATPS
Tese: ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanianovais • 18/9/2013 • Tese • 826 Palavras (4 Páginas) • 305 Visualizações
ETAPA - 1
PASSO – 1
No inicio da civilização já existia se a produção, ou seja, quando o homem transformava a pedra em ferramentas para caça. Com o passar do tempo o artesão foi um dos primeiros a produzir organizadamente e em pequenas escalas sendo posteriormente substituído pelas indústrias na Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra no século XVIII, o que foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção. A Revolução Industrial passou por outro processo quando Taylor e Ford colocarão suas teorias em pratica. Taylor introdutor da Administração Cientifica onde verificaria ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados caracterizassem em aumentar o nível de produção dos operários com máxima eficiência e nível de produção elevada. Já a teoria de Ford determinou a produção em linha de montagem verticalizada em massa, onde os veículos eram montados em esteiras rolantes, que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado, buscava-se assim a eliminação do movimento inútil.
Um grande salto da indústria Moderna começou com a globalização das empresas nos meados do século XX com a abertura do comercio mundial e de exportações entre os países e, com o grande estouro do consumo da População. Para poder atender o elevado consumo as empresa começaram a automatizar os processos para poder atender a grande demanda, passando a chegar à era robótica.
A partir disso, iremos descrever alguns conceitos dessa evolução histórica:
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado.
Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado de produtos que enfatiza o atendimento das expectativas dos clientes. Desenvolvimento, no qual a tecnologia de projeto auxiliado por computador é utilizada para melhorar a qualidade do produto, não somente durante o desenvolvimento, mas em todo ciclo de vida, é também uma metodologia de desenvolvimento de produtos, na qual vários requisitos são consideradas parte do processo de desenvolvimento de
Tecnologia de Grupo é uma filosofia de manufatura na qual, peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificadas e agrupadas para se aproveitar as vantagens de suas similaridades, nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).
Consórcio Modular permite a redução nos custos de produção e investimentos, diminui os estoques e o tempo de produção dos veículos, aumentando a eficiência e produtividade, além de tornar mais flexível a montagem de veículos.
Células de Produção é uma ferramenta gerencial originária do sistema Japonês Just in time, usada atualmente por empresas de todos os ramos de atividade,
...