ATPS A Importância da Direção
Seminário: ATPS A Importância da Direção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thamiresrocha • 26/3/2014 • Seminário • 347 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
3°Etapa
A Importância da Direção
Segundo Fayol, o trabalho do “dirigente” consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa seqüência lógica. Para se obter sucesso alcançando os objetivos da organização, o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos devem ser utilizados, determina as atividades a serem realizadas, distribui as atividades, seleciona as pessoas responsáveis por cada tarefa e depois disso tudo, otimiza todo o processo.
Abrangência da Direção
Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir. A escala de direção começa pelos diretores que dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários.
O Comportamento
Isso depende muito da visão que o administrador tem em relação aos seus subordinados. Teoria X – É uma concepção tradicional da administração. Teoria Y – É uma concepção moderna de acordo com a Teoria Comportamental. O conteúdo da teoria Z, baseia-se no sistema trabalhista do Japão, concentrado em três instituições tradicionais e milenares, a saber: • Emprego vitalício. O sindicalismo por empresa é o caminho que os trabalhadores japoneses escolheram para responder ás necessidades da situação trabalhista pós-guerra, a relação japonesa entre patrão e empregado, particularmente com o sistema de antiguidade, é o apoio mais importante para este sindicalismo por empresa no Japão.
Formação por Equipes ou Grupos
A direção tem a função de separar pessoas e conduzi-las a uma função que melhor lhe cabe. Nisto, essas pessoas podem ser agrupadas por grupos ou equipes.
Administração Participativa
Administrar participativamente consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores e, eventualmente, distribuidores ou concessionários da organização. Para melhor entender o processo de liderança, é importante distingui-la da autoridade formal. Autoridade formal, portanto, é diferente de liderança, porque são diferentes as bases nas quais se assenta a motivação de seus seguidores. A identidade de interesses entre o líder e seus seguidores é importante nas organizações formais, especialmente nas empresas.
...