ATPS ADMINISTRAÇÃO
Ensaios: ATPS ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anabeatrice • 11/11/2013 • 8.518 Palavras (35 Páginas) • 383 Visualizações
Anhanguera Educacional - Uniderp
Curso: Administração
Disciplina: Teorias da Administração
Nome: Anderson Luis Damaceno RA: 434380
Nome: Douglas Rodrigues da Silva RA: 433733
Nome: Ana Beatriz dos Santos de Oliveira RA:435619
Nome: Cleide Francisca dos Santos RA: 436595
Objetivo: Artigo Acadêmico
Professora de Ensino a Distância (EAD) da disciplina
Mônica Satolani
Tutor de Ensino a Distância (EAD) da disciplina
Daniel Galvão Rosa Delmanto
Tutor de Ensino Presencial (EAD) da disciplina
Luiz Carlos de Melo Teixeira
Osasco 26 de Setembro de 2013
Introdução
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. Se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É um circuito de atividades interligadas, que buscam a obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle.
É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.
Em uma empresa, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização.
Importância da Administração
As organizações passaram a possuir maior complexidade a partir do século XX, com o objetivo de reformular os conhecimentos administrativos para enfrentar a concorrência cada vez maior, na tentativa constante de ofertar produtos e serviços, com qualidade e menores custos.
A Administração passou a ser vista como de fundamental importância para a vida e para as organizações contemporâneas, considerando-se que a sociedade em que se vive é totalmente organizacional.
Todavia estes avanços e o desenvolvimento do conhecimento humano, não serão capazes de produzir efeito se a qualidade da administração a ser usada nos grupos organizacionais não permitir uma boa aplicação dos recursos disponíveis, humanos e materiais.
Teorias da Administração
As Teorias da Administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens, sendo que cada uma delas representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do trabalho administrativo. A Teoria Geral da Administração (TGA) começou com ênfase nas tarefas, posteriormente se baseou na estrutura de trabalho, passando a reação humanística com ênfase nas pessoas, evoluindo para a preocupação com o ambiente e tecnologia. Este trabalho descreverá estas abordagens e teorias relacionadas.
Surgimento e desenvolvimento das Teorias da administração
A Administração se desenvolveu de forma lenta ao longo da história sendo a partir do século XX é que se apresentou um desenvolvimento notável e com inovação.
Na antiguidade já era possível perceber noções administrativas, como nas construções de pirâmides por sua complexidade e grandeza , ou nos papiros egípcios onde sugeriam práticas de administração pública.
A filosofia também teve influência na Administração. Sócrates Platão e Aristóteles,já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes, com seus métodos filosóficos, influenciou a teoria administrativa do século XVII até o final da Era Industrial.
A Igreja Católica Romana, com sua organização formal e as Organizações Militares , com hierarquia e poder rígido, também influenciaram as organizações modernas.
A Revolução Industrial foi o grande acontecimento que modificou profundamente o ambiente organizacional. Iniciou-se com a invenção da máquina a vapor ( James Watt – 1776), que possibilitou maior capacidade de comunicação e transporte. A partir daqui, a ciência trouxe grandes inovações, que trouxeram mudanças cada vez mais rápidas e consequente necessidade de maior adaptação.
As teorias dos economistas liberais acreditavam na livre concorrência, sem intervenção do estado. Isto impulsionou os investimentos em produção, para estar à frente dos concorrentes.
Livros como o "O Capital", de Karl Marx, incentivou a pressão do proletariado, que levou as empresas a buscarem maior racionalização do trabalho.
Até o final do século XIX a característica eram os negócios familiares. A partir daí, empresários passaram a comprar concorrentes e fornecedores para garantir seus interesses. São os chamados “ senhores de impérios”.
Desta forma as empresas familiares se tornaram muito grandes o houve a necessidade de gerentes profissionais para organizar a magnitude de recursos que elas conseguiram acumular.
Todos esses fatores completaram as condições propícias para a busca de bases científicas, melhoria da prática empresarial e surgimento das teorias administrativas
Teorias administrativas
As Teorias da Administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens, sendo que cada uma delas representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do trabalho administrativo. A Teoria Geral da Administração (TGA) começou com ênfase nas tarefas, posteriormente se baseou na estrutura de trabalho, passando a reação humanística com ênfase nas pessoas, evoluindo para a preocupação com o ambiente e tecnologia. Este trabalho descreverá estas abordagens e teorias relacionadas.
Ênfase nas tarefas
Administração científica (Frederic W. Taylor – 1856-1915):
Considera
...