ATPS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Trabalho Escolar: ATPS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 18041991 • 12/2/2015 • 717 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho iremos relatar a evolução da Administração da produção desde o começo da Revolução Industrial até os dias de hoje, também iremos apresentar os conceitos da Produção Enxuta.
Com o aumento de competitividade, as empresas estão buscando melhorias em seus processos para continuar no mercado, também iremos utilizar como exemplo a Volkswagem que utiliza como método de produção o Sistema Consorcio Modular, no qual auxiliar na diminuição de Custos e de tempo de produção.
Usamos como ferramenta de pesquisa sites, livro, e pesquisa em uma Indústria de calçados (Garota de Salto LTDA) localizada na cidade de Agudos, nos quais apresentaremos dados financeiros como, por exemplo, o valor gasto em aluguel, energia e também o processo realizado dentro desta Indústria, entradas (IMPUTS), saídas (outputs).
ETAPA 1
Com o surgimento da maquina a vapor em 1764, iniciou- se a Revolução Industrial, no final do século 18 na qual desencadeou a decadência da produção Artesanal.Os artesãos que trabalhavam em suas oficinas começaram a trabalhar nas primeiras fabricas. A Revolução trouxe consigo varias exigências tais como a padronização do produto e seus processos de fabricação, treinamentos, a criação de quadros gerenciais, controles financeiros e da produção, entre outros. No final do século XIX surgi Frederick W. Taylor, que apresentou a sistematização do conceito de Produtividade, no qual pode ser definido como a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com a meta de conseguir melhoria da produtividade com o menor custo possível. Atualmente essa procura ainda é constante nas empresas, com apenas algumas mudanças nas técnicas utilizadas. A descrição de produção em massa e as técnicas produtivas predominaram as fabricas até a década de 1960, quando surgiram técnicas produtivas nas quais foram denominadas Produção Enxuta. A produção enxuta causou outros conceitos, tais como:
Desdobramento da Função Qualidade: essa ferramenta tem como objetivo permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.
Comarkeship: È a relação entre o cliente e o fornecedor com o objetivo de obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
Benchmarking: busca melhores práticas na indústria que encaminha ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo pelo qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica, com finalidade de melhorar a mesma ou uma função semelhante.
Sistemas Flexíveis de manufatura: é o conjunto de combinação de equipamentos, sistemas de comunicação e de controle integrados na manufatura, para almejar alta produtividade, com capacidade de respostas de modo rápido e econômico a mudanças no ambiente operacional.
Engenharia Simultânea: Se refere à participação de todos os departamentos funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto de um novo produto.
A Manufatura Integrada por Computador: é definida por Sciarra (2007) como a integração de todas as atividades envolvidas na manufatura, sendo elas: compra e venda, projeto, planejamento, administração, finanças e produção. Essa integração ocorre por meio de uma rede de comunicação e de um software gerenciador com a intenção de melhorar a eficiência organizacional, pessoal e produtiva.
Tecnologia de Grupo: identifica as similaridades físicas dos componentes – com roteiros de fabricação semelhantes – agrupando-os em processos produtivos comuns.
Consorcio Modular: Tem como objetivo formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis,
...