ATPS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Por: Jessica A. • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 196 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalhamos vamos falar sobre Administração de Materiais; onde ela se encaixa dentro de uma empresa, qual a importância, responsabilidades. Falaremos também sobre “ Just in Time “ e “MRP” em qual dessas nossa empresa escolhida se encaixa e o que cada um deles interfere na mesma. Em nosso trabalho tivemos que fazer uma pesquisa em uma empresa para poder conhecer melhor como é o dia a dia de uma empresa que utiliza a Administração de Materiais e qual as dificuldades encontradas.
Etapa 1
Passo 1
Importância:
A administração de materiais dentro das organizações é de muita importância, porque todo o funcionamento da organização necessita de materiais, desde o abastecimento da produção até os materiais de escritório, limpeza e etc. A administração de materiais está ligada ao setor de compras e suprimentos , estas atividades tem importância estratégica dentro das empresas bem sucedidas, pois o lucro ou prejuízo começa quando a compra e realizada. Outra coisa importante da administração de materiais e que tem como objetivo reduzir os custos para que seja maximizado o retorno do capital investido e o setor de compras é um dos responsáveis por essa redução.
Responsabilidades:
Distribuição da produção, previsão de vendas, planejamento da produção, produção
Atividades desempenhadas:
Suprir, através de compras, a empresa, de todos os materiais necessários ao seu funcionamento; avaliar outras empresas como possíveis fornecedores; supervisionar os almoxarifados da empresa; controlar os estoques; aplicar um sistema de reaprovisionamento adequado, fixando Estoques Mínimos, Lotes Econômicos e outros índices necessários ao gerenciamento dos estoques, segundo critérios aprovados pela direção da empresa; manter contato com as Gerências de Produção, Controle de Qualidade, Engenharia de Produto, Financeira etc. estabelecer sistema de estocagem adequado; coordenar os inventários rotativos.
Passo 2
A Eaton é líder mundial no fornecimento de componentes e sistemas elétricos, hidráulicos, automotivos, aeronáuticos e de filtração, oferecendo marcas, produtos e soluções de comprovada excelência para seus clientes nos mercados sul-americanos
Passo 3
Na Eaton o pcp é utilizado com ajuda de sistemas para melhor controle dentro da empresa; o processo de compras é feito para peças entre mínimo e máximo através de programas; a armazenagem se da ao produto pronto que contém peças tanto fabricadas como compradas e a movimentação de materiais é feito com o produto acabado em seguida vai para a linha de montagem, para o estoque e então para o cliente final. Já com as peças compradas é fabricado de acordo com o pedido através de programas, e sua movimentação é através de empilhadeiras, paleteiras e armazenado em seu devido local.
Passo 4
A empresa Eaton que atua com componentes e sistemas elétricos, hidráulicos, automotivos, aeronáuticos e de filtração, oferecendo marcas, produtos e soluções de comprovada excelência para seus clientes nos mercados sul-americanos. Em nossa pesquisa na mesma notamos que o processo de administração de materiais flui com certo êxito, percebemos algumas falhas como: falta de controle na armazenagem das peças; pois isso resulta em perca de tempo na procura da mesma. Com isso, a solução seria um estoque maior para melhor armazenagem das peças.
Etapa 2
Passo 1
MRP
O MRP é um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa sequência de tempo determinada para cada item componente do produto final. O MRP e capaz de planejar as necessidades de materiais a cada alteração na programação de produção, registros de inventários ou composição de produtos.
O MRP caracteriza-se como um método de empurrar estoques de preferência aplicáveis a partes e componentes cuja demanda dependa da demanda de outro produto. Outra característica e responder rapidamente a alterações na demanda do produto final.
Algumas vantagens do MRP e a manutenção de níveis razoáveis de estoques de segurança e minimização ou eliminação de inventários quando possível; possibilidade de identificação
...