ATPS ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
Monografias: ATPS ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: smarques23 • 10/9/2013 • 2.159 Palavras (9 Páginas) • 1.112 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Curso de Administração
6º Semestre
Caroline L. Demarchi – RA: 111495180
Danilo A. Benedikt – RA: 111312477
Sara Ferreira Marques – RA: 111294100
Tamires Ramalho – RA: 111447569
Thiago Chaves da Silveira – RA: 111336791
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
SETEMBRO / 2013
SÃO PAULO – SP
Caroline L. Demarchi – RA: 111495180
Danilo A. Benedikt – RA: 111312477
Sara Ferreira Marques – RA: 111294100
Tamires Ramalho – RA: 111447569
Thiago Chaves da Silveira – RA: 111336791
ATPS – ETAPA 1
Trabalho de Atividade Prática
Supervisionada; com objetivo de
avaliar o desempenho.
Professora Eliana – Administração da Produção e Operações
SETEMBRO / 2013
SÃO PAULO – SP
ETAPA 01
PASSO 1: Relatório para consulta:
A Evolução Histórica da administração da produção desde a revolução industrial até os dias de hoje.
Conceitos: Just in time, Comakership, Benchmarking e Produção Customizada.
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo Just in time é em inglês, e significa na hora certa.
O sistema Just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O Just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, como por exemplo, no sistema da Toyota de produções.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado à produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.
Nas fábricas onde está implantado o Just in time, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política Just in time.
Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade,pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada. O relacionamento cliente-fornecedor passa basicamente por quatro fases:
1) Abordagem convencional: Esta é a fase inicial do relacionamento entre os clientes e os fornecedores. O cliente dá prioridade ao preço e o fornecedor busca apenas fornecer um produto com preço baixo. Desconfiança quanto à qualidade.
2) Melhoria da qualidade: Nesta fase inicia-se um relacionamento mais duradouro. É o primeiro estágio do comakership. O cliente da prioridade à qualidade eliminando os fornecedores que não a têm.
3) Integração operacional: É um passo além no relacionamento comakership. O cliente da prioridade ao controle dos processos. Inicia-se a participação do fornecedor no projeto do produto e investimentos comuns em pesquisa e desenvolvimento. Os clientes podem financiar programas para os fornecedores para a implantação de sistemas de melhoria de qualidade.
4) Integração estratégica: Relacionamento do tipo comakership. É uma parceria nos negócios. Nesta fase há o gerenciamento comum dos processos e procedimentos, e também, um fornecimento sincronizado com qualidade assegurada.
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.
O benchmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.
É possível identificar 4 tipos de benchmarking. O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que
...