TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  3.499 Palavras (14 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

PÓLO LAURO DE FREITAS – BA

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: MATÉMATICA

ACADÊMICOS:

Nome: Mauricio Moncorvo dos Santos – RA: 7599648660

Nome: Marluce Marques da Silva – RA: 7700647024

Nome: Jailson Santos Barreto – RA: 7985709310

Nome: Edmar de Paulo – RA: 7933688803

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

MATEMÁTICA 2º SEMESTRE

Professor (a) EAD- Ivonete Melo de Carvalho

Tutor presencial: Gicélio Rocha

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Matemática, do curso de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera – UNIDERP (CEAD), ministrado pela professora EAD Ivonete Melo de Carvalho, tutor presencial Gicélio Rocha.

Lauro de Freitas, BA 01 Outubro de 2013.

Relatório Final da ATPS – 1º Semestre

Curso: Superior Tecnologia em Gestão Pública

Disciplina: Matemática

INTRODUÇÃO

Na leitura dos capítulos 1 e 2 do livro-texto da disciplina, aprendemos que o conceito de função está intimamente ligado á nossa vida prática, e que possuem diversas aplicações no cotidiano, sempre relacionando grandezas, valores, índices, variações entre outras situações. As funções matemáticas são usadas como ferramentas que auxiliam na resolução de problemas ligados á administração de empresas.

Vimos em tipos de função, que a função é crescente quando, conforme o número da variável independente aumenta e a dependente também aumenta. Por outro lado, a função decrescente se caracteriza da seguinte forma: na medida em que o número da variável independente aumenta, o valor da dependente diminui.

Uma função é chamada de limitada quando a imagem, ou seja, a variável dependente, não ultrapassa determinado valor, seja ele superior ou inferior. Se o resultado nunca é menor que determinado resultado, tal valor é chamado de limitante infe¬rior; se o resultado nunca é maior que outro resultado determinado, este valor é chamado de limitante superior.

A função g(f(x)) quer dizer que a fun¬ção g depende da função f, ou seja, primeiramente é necessário resolver a função f(x) para depois resolver a função g(f(x)). Esta função é composta utilizada quando é possível relacionar mais de duas grandezas através de uma mesma função.

No tópico Especial vimos diagramas de dispersão e coeficiente de correlação linear onde analisamos aspectos da associação entre variáveis matemáticas.

As funções de 1º grau, chamadas também de funções polinomiais de primeiro grau, são consideradas as funções mais simples. Elas são escritas como y = f(x), sendo que f(x) = mx + b. Aqui, (m) é chamado de coeficiente angular e é sempre diferente de zero, enquanto (b) é o coeficiente linear.

A função de 1 º grau é caracterizada quando uma variação na variável independente resulta em uma variação proporcional na variável dependente. Para verificar este caso, podemos calcular a taxa de variação da variável dependente em relação à variável independente.

A representação gráfica de uma função do 1º grau é uma reta. Analisando a lei de formação y = ax + b, notamos a dependência entre x e y, e identificamos dois números: a e b. Eles são os coeficientes da função, o valor de a indica se a função é crescente ou decrescente e o valor de b indica o ponto de intersecção da função com o eixo y no plano cartesiano.

Pelas características das relações matemáticas que fornecem os juros simples e seu montante, podemos dizer que ambos são sempre representados por funções de 1º grau. Tais funções podem ser úteis também para representar restrições orçamentárias.

Com o conhecimento adquirido com a leitura dos capítulos 1 e 2 do livro-texto da disciplina podemos resolver o problema da Etapa 1, Passo 2 da ATPS.

Vejamos o problema:

Uma empresa do ramo agrícola tem o custo para a produção de q unidades de um

Determinado insumo descrito por C(q) = 3q + 60. Com base nisso:

a) Determinar o custo quando são produzidas 0, 5, 10, 15 e 20 unidades deste insumo.

Resposta:

b) Esboçar o gráfico da função.

C

120

110

90

80

70

60

50

q

0 5 10 15 20 25

c) Qual é o significado do valor encontrado para C, quando q = 0?

Resposta: Note que , e que este valor é o custo inicial para a produção deste insumo, pois neste momento se tem 0 unidades produzidas, e o pago é 60, logo este é o valor inicial para o custo.

d) A função é crescente ou decrescente? Justificar.

Resposta: Essa função é crescente porque, quanto maior a produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com