ATPS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Dissertações: ATPS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EDNALVA • 5/6/2014 • 4.711 Palavras (19 Páginas) • 372 Visualizações
Universidade Anhanguera- UNIDERP
Cento de Educação a Distância
Polo-Recife
Curso - Gestão Pública
Disciplina - Administração Pública
Atividade - ATPS
Professor Presencial:
Albaniza Sales
Professor EAD: Msc. Mônica Satolani
Nomes e RA dos alunos:
Ana Karolina de Farias – RA 415617
Ednalva Calé de Barros – RA 425424
Eduardo Pessoa – RA 429947
Leonardo Trindade – RA 420418
Naftaly Renato- RA 7935694363
Rute Cândida Silva – RA 416767
Recife, 29 abril de 2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO _______________________________________________3;
2. CONCEITOS GERAIS SOBRE GESTÃO PÚBLICA _______________4;
3. ORIGEM DA TEORIA DA BUROCRACIA_______________________5;
4. TEORIA DO DENTRE DE ENGRENAGEM - HANNAH ARANDI ___8;
5. HISTÓRIA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO_____________________8;
5.1. AGENTE PÚBLICO________________________________________9;
5.2. SERVIDOR PÚBLICO______________________________________12;
6. MODELO DE GESTÃO DE SUCESSO EM PERNAMBUCO________13;
7. MODELO DE GESTÃO PÚBLICA EM OUTRO PAÍS______________16;
8. CONCLUSÃO_________________________________________________18;
9. REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS_______________________________19.
1. INTRODUÇÃO
A administração pública de hoje é um resultado da evolução história das escolas administrativas e da transformação da sociedade.
A Teoria da Burocracia trouxe sua contribuição e foi uma parte do processo devolução para a nova administração.
A participação da sociedade foi uma das maiores contribuição para o novo modelo de gestão cada vez mais focado nos resultados. As transparências de experiências de modelos de gestão também facilitam o gestor a alinhar a forma mais adequada de gerir a máquina pública.
2. CONCEITOS GERAIS SOBRE GESTÃO PÚBLICA
A Gestão pública é uma nova forma de gerenciar o governo, onde uma nova roupagem foi exigida, diante de tantas mudanças e barreiras que envolvia o estado e a sociedade. Hoje a nova gestão tem conseguido grandes avanços nas políticas públicas desenvolvendo através de parcerias publico-privada, avanços tecnológicos para melhoria da qualidade de vida da população na perspectiva de um olhar diferenciado onde todos juntos possam garantir o sucesso e a eficácia dos programas. A sociedade deve ser parceira do governo tanto no apoio ao desenvolvimento das políticas quanto no controle e fiscalização dos gastos públicos.
Como consequência dessa nova forma de gerenciar os serviços públicos de forma transparente, novos mecanismos foram inseridos para que o gestor possa chegar a um modelo de eficiência e para isso deverá adaptar-se as leis e normas disciplinadas no país. Deverá aprender como utilizar os recursos respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, visando à economicidade e o alcance dos objetivos planejados, outro ponto é que os gestores devem participar e incentivar seus funcionários a participarem de capacitações, onde possam elaborar e planejar melhor suas tomadas de decisões.
Segundo diz Harmon e Mayer “A administração pública é a ocupação de todos aqueles que atuam em nome do povo – em nome da sociedade, que delega de forma legal – e cujas ações têm consequências para os indivíduos e grupos sociais “HARMON E MAYER (1999, p.34)”.
No Brasil a administração Pública está constituída pelo poder Executivo que pode ser uma administração direta ou indireta, Legislativo e o Judiciário, que por sua vez são formadas por varias outras secretarias e ministérios.
A Gestão Pública abrange varias áreas do conhecimento e tem interface com outras áreas ligadas a Finanças Públicas, saúde, recursos humanos e sociedade civil dentre outras organizações que perpassa por entre ela . Essa organização pode ser de dois tipos públicos e privados, no entanto elas devem ter interesses comuns a toda a população, tanto do âmbito federal, estadual e municipal. Uma gestão para alcançar o sucesso tem que visar os princípios éticos, organizacional, planejamento e eficiência, tendo a população/sociedade como o maior beneficiado, isso está garantido conforme declara na Constituição Federal do Brasil 1988, no seu Art.3º Constituem objetivos fundamentais da Republica Federativa do Brasil:
I. construir uma nova sociedade livre, justa e solidaria;
II. garantir o desenvolvimento nacional;
III. erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais ;
IV. promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor e quaisquer outras forma de descriminação.
Com as novas visões de uma gestão pública mais participativa que busque o alcance do resultado com eficiência e com todas as garantias previstas nas leis, ainda o Brasil precisa avançar muito. E a sociedade tem um papel importantíssimo. Ela deve empoderar-se de seus direitos e deveres, para que se possa ter um país mais justo.
3. ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA
O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), foi o criador da Teoria da Burocracia, a ideia era de poder explicar a melhor maneira das empresas organizarem-se.
Ele mostra
...