ATPS ANALISE
Casos: ATPS ANALISE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SCRW • 22/3/2015 • 379 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
ETAPA 01
O que é, e os tipos de investimento.
Investimentos podem ser definidos como as aplicações de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno superior ao aplicado, ou seja, é toda aplicação com expectativa de lucro. Para Sullivan e Sheffrin (1998) “os investimentos são tradeoffs que ocorrem ao longo do tempo: firmas e indivíduos incorrem em custos hoje na esperança de obter ganhos no futuro”. Os trade-offs representam um conflito de escolha, é uma decisão onde você precisa abrir mão de uma coisa em função de outra, no caso dos investimentos um importante aspecto na hora da decisão de investir é que o resultado só será conhecido no futuro, sendo assim o investidor corre o risco de ter desperdiçado recursos no investimento. O próprio mercado criou diversas opções de investimento, satisfazendo desde o investidor mais cauteloso até o mais agressivo. Algumas dessas opções já existem há muitos anos, mas só agora ganham importância no cenário em que cada vez mais gente se dispõe a guardar dinheiro e planejar o futuro.
Existem três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao realizar uma avaliação em determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar, sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Cada investidor deve definir qual o nível de risco, que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.
Todos os tipos de investimento existentes no Sistema Financeiro Nacional abrangem aplicações em ativos diversos, negociados no mercado financeiro. A rentabilidade proporcionada por cada tipo de investimento depende diretamente da variação de desempenho do ativo financeiro utilizado como referência do investimento.
Existem dois tipos de investimentos:
Investimento em renda fixa: são atrelados a um índice ou juro fixado, podem ser divididos em pré-fixados, quando se estabelece o juro desde o início da operação ou pós-fixados, cujo valor só será conhecido com o decorrer do tempo. Nesse tipo de investimento o investidor tem previsão do quanto será o valor resgatado, sendo assim corre menos risco que um investimento de renda variável. Os investimentos mais populares em renda fixa são: •Caderneta de Poupança que é o investimento mais simples e popular do Brasil, o Banco Central define a remuneração, que é igual em todas as Instituições
...