ATPS Administração
Dissertações: ATPS Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cristinalua • 5/10/2014 • 2.051 Palavras (9 Páginas) • 255 Visualizações
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA
1º SEMESTRE NOTURNO
Sonia de Souza Gomes
Marcia Lucia Vicentini
Carla Carricondo RA: 7089562083
RA: 7627714418
RA: 7662736296
Luanda Cristina de Oliveira Viana RA: 7678747588
Andressa Christina Santos RA: 7251594386
ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Administração
Trabalho Introdução à Administração, Atividade Prática Supervisionada (ATPS) a Universidade Bandeirante Anhanguera requisito do Curso de Graduação em Bacharelado em Administração.
Orientador: Simone Guedes.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
1. SIGNIFICADO DA ADMINISTRAÇÃO
Administração é o termo usado que significa direção, geração. Usado para administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, visando sempre alcançar metas e objetivos. As suas variáveis são: ênfase nas tarefas, na estrutura, nas pessoas, na tecnologia, no ambiente e competitividade. A teoria administrativa considera estas varáveis simultaneamente, as quais são interdependes e interativas. O processo administrativo abrange cinco principais decisões, também chamadas processos ou funções, são elas: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
Etimologia:
AD = Direção
Minister = subordinação ou obediência
Administração = Organizar, liderar, dirigir e estabelecer o processo.
2. PRINCIPAIS ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO NA HISTÓRIA
2.1 Escola Científica: Frederick Winslow Taylor foi o criador, e participante mais destacado, do movimento da administração científica. Em 1895 Taylor apresentou à sociedade o que é considerado o primeiro trabalho da administração científica: A piece-rate system (pagamento por peça), propondo que a administração deveria primeiro, procurar descobrir quanto tempo o homem levaria para completar uma tarefa, estabelecendo assim um pagamento por peça, de forma que o trabalhador se esforçasse o suficiente para garantir sua remuneração, sendo criado assim o princípio de tempos e movimentos. Tinha como enfoque as tarefas.
2.2 Escola Clássica: Essa escola define o processo administrativo e o papel do gerente. Sistematizada por Fayol. Segundo Fayol a administração é função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. Eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático da organização.
2.3 Escola Burocrática: De acordo com Max Weber, a burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. É uma organização baseada em uma espécie de legislação própria (como a Constituição para o Estado, os estatutos para a empresa privada etc.) que define antecipadamente como a organização burocrática deverá funcionar. Essas normas e regulamentos são escritos. Caráter racional e divisão do trabalho, há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuições de cada participante, os meios de obrigatoriedade e as condições necessárias. Impessoalidade nas relações é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas. O poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ocupa. Também a obediência prestada pelo subordinado ao superior é impessoal. Hierarquia da autoridade, cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. Nenhum cargo fica sem controle ou supervisa.
3. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Revolução industrial surgiu na Inglaterra no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX.
Iniciou-se com a transição do modo de fabricação artesanal passando para a industrialização com a criação das máquinas. A princípio as fábricas eram precárias, e as condições de trabalho desumanas, conforme podemos citar o trabalho infantil, o de mulheres e horários excessivos da jornada de trabalho. Os trabalhadores não possuíam direitos, apenas deveres. Sendo o carvão a principal fonte de energia da época e o ferro como matéria prima, surgem as máquinas e navios a vapor. Em sua primeira fase, passou por quatro fases distintas que foram: a mecanização da indústria e da agricultura, aplicação da força motriz na indústria, o desenvolvimento do sistema fabril e o aceleramento dos transportes e da comunicação.
Em sua 2ª fase, na Europa, 1860, surge uma nova indústria, com a substituição do ferro pelo aço e do carvão pela eletricidade e pelos derivados de petróleo, desenvolvimento de máquinas automáticas com a especialização do trabalho, o controle da indústria pela ciência e as transformações nos meios de transportes e comunicação que se tornaram mais eficazes, os funcionários passaram a ter uma jornada de trabalho adequada e melhores condições de trabalho. Com o desenvolvimento de novas formas de organização capitalista ouve o domínio da indústria pelos investidores bancários e pelas instituições financeiras e de crédito, e com a formação de acúmulos de capital, ouve a separação entre a propriedade particular e a direção das empresas. Todas estas modificações contribuíram para o surgimento de uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordens econômicas, políticas e social, podemos citar ainda o êxodo rural, pois com o aumento de emprego devido à chegada das indústrias, os trabalhadores rurais migraram para a cidade, fator social de grande importância. A economia alavancou, devido ao capitalismo industrial que teve grande impulso.
Devido o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, a necessidade de organização, planejamento e direção se
...