ATPS Administração
Monografias: ATPS Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolcmelo • 4/11/2014 • 3.412 Palavras (14 Páginas) • 279 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Polo Educacional – São Borja
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Acadêmicos:
Alex Lencina da Luz
Carlise da Rosa
Jailson Fernandes Maciel
Joseane Soares de Ávila
Valéria Bicca Weber
São Borja/RS
Setembro/2013
Acadêmicos:
Alex Lencina da Luz – RA 7704662185
Carlise da Rosa – RA 439765
Jailson Fernandes Maciel – RA 7704658293
Joseane Soares de Ávila – RA 437954
Valéria Bicca Weber – RA 439723
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado a Tutora à Distância Professora Mônica Satolani da disciplina de Teorias da Administração da turma N-20, turno Noturno, do Curso de Administração do Polo de Apoio de São Borja/RS.
São Borja/RS
Setembro/2013
INTRODUÇÃO
A administração, hoje, é a base de qualquer empresa, setor, ramo, negócio ou atividade.
Para confirmar esta afirmativa, iremos abordar neste trabalho os conceitos de administração, o que é ser um administrador, a importância da administração, como começou e o que é administração hoje.
Baseados na ordem cronológica e de evolução do conceito ADMINISTRAÇÃO, suas teorias e métodos, poderão desenvolver um melhor entendimento e saber o porquê é tão importante essa questão e de que forma essa evolução do conceito contribuiu para a sociedade, empresas e crescimento e globalização do mercado.
O QUE É ADMINISTRAÇÃO?
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo que as principais funções administrativas são:
- fixar objetivos;
- analisar, conhecer os problemas;
- solucionar os problemas;
- organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos;
- liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas;
- negociar;
- tomar decisões;
- controlar, mensurando e avaliando.
COMO SURGIU A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO?
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍCIA
A Teoria da Administração iniciou quando, no final do século XIX, em decorrência do desenvolvimento industrial e a partir da visão dos administradores da necessidade de intensificar e melhorar a produção, Frederick W. Taylor “criou” a chamada Teoria da Administração Científica ou Escola de Administração Científica.
A abordagem típica dessa Escola é a ênfase nas tarefas e seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos.
O objetivo inicial de Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos. Dessa forma, visava-se alcançar maior produtividade e, como menores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.
Para Taylor, a organização e a administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. Assim, a obra de Taylor se reveste de especial importância pela aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas da organização, no sentido de baixo para cima.
Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho na fábrica, inclusive dos tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários, especializou-os de acordos com as fases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção; instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto.
Trabalhando junto aos operários, no nível de execução, Taylor realizou um paciente trabalho da análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Chegou à conclusão de que o operário médio produzia potencialmente muito menos do que era capaz, com o equipamento disponível. Daí, a idéia mecanicista de fazer com que o trabalhador se ajustasse à máquina. Observou, igualmente, que o trabalhador mais diligente perdia o estímulo e o interesse ao receber remuneração igual ao que produzia menos e concluiu pela necessidade de criar condições para pagar mais ao operário que produzisse mais.
Ao abordar a questão dos tempos e movimentos, a idéia de Taylor era a de eliminar os desperdícios do esforço humano, substituindo movimentos inúteis por outros mais eficazes, treinar os operários
...