ATPS Administração Da Produção 2013
Trabalho Escolar: ATPS Administração Da Produção 2013. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunalluz • 29/11/2013 • 1.383 Palavras (6 Páginas) • 289 Visualizações
Introdução
Através da ATPS de Produção e Operações abordaremos os conceitos relacionados a esta matéria colocando eles em pratica através da descrição de uma empresa que necessita destes fundamentos básicos para uma melhor produção.
Etapa 1
Aula tema: Administração da produção e Operações.
Passo 1: Os principais conceitos relacionados a nossa revolução histórica da administração da produção vem através de conceitos sobre Just in time; Engenharia simultânea; Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função de qualidade, Comakership; Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada.
Através destes conceitos conseguimos fazer com que o processo de produção deixasse de ser maçante e metódico.
Falando um pouco mais sobre este conceito:
Just Time, nada mais é do que fazer na “hora certa”, onde nada deve ser produzido, transformado ou comprado antes do tempo certo. Ele auxilia e reduz estoques, por isso não existe estoque parado.
A engenharia simultânea é uma abordagem para o desenvolvimento de um projeto, e os processos relacionados a ele, incluindo manufatura e suporte. As pessoas que estão relacionadas a este processo devem levar em consideração todo o ciclo de vida de um produto, como custo, prazo e requisitos do cliente.
Tecnologia de grupo é uma filosofia de manufatura, onde ferramentas, montagens, produtos e outros produtos similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens nas diversas atividades da empresa.
O Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção, e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados.
A célula de produção é uma forma de organização que procura o envolvimento com a empresa para alcançar um objetivo, ou seja, todas as pessoas envolvidas sejam diretamente ou indiretamente com a produção.
Desdobramento da função qualidade, é uma ferramenta de qualidade que permite que a necessidade do cliente sirva como melhoria para o produto que esta em produção.
Comakership é o envolvimento entre o cliente e o fornecedor, para garantir uma vantagem competitiva em relação a outras empresas e agilizar o fornecimento com qualidade.
Um sistema flexível de manufatura é um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação. Esta flexibilidade é geralmente enquadrada em duas categorias, que ambas contem inúmeras categorias.
Manufatura Integrada por Computador é o uso da tecnologia a favor do aumento da produtividade, e o sistema da informação em prol da manufatura.
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariam entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas para identificar o melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Produção Customizada é um tipo de manufatura totalmente direcionada ao consumidor,ou seja, suas exigências serão levadas em consideração, e o produto será de seu gosto.
Passo 2: Nome da empresa: Toyota
Localização: Toyota- Província de Aichi
Tipo de segmento: Produção de Automóveis
Porte: Grande
Produtos Comercializados: Automóveis
Público Alvo: Para Classe Média e Alta.
A empresa Toyota vem por muitos anos adquirindo uma produção de alta qualidade em seus produtos, levando em consideração como o mundo esta tendo que se adequar a novas tecnologias e principalmente ao meio ambiente.
O processo produtivo da Toyota vem reduzindo a quantidade de energia necessária para construir um automóvel, em sua produção pode-se notar uma redução de 31% em CO. Na fabricação para os tapetes dos automóveis são usados um Eco-plástico especial feito de plantas, as baterias foram reduzidas e é mais eficiente, a Toyota esta 90% reciclável em comparação ao seu método antigo de produção. Isso entra inteiramente no elemento básico de inputs.
A mão- de- obra é visada inteiramente ao cliente, para que ele possa se satisfazer com o produto final, o tempo de mão- de – obra na montagem é minimizado porque o encaixe das peças automotivas é perfeito, a aplicação dos métodos de reparação, é apropriada a cada caso, e eles garantem um ajuste perfeito, promove segurança a cada carro fabricado, seguindo os mais rigorosos controles de qualidade.
A Toyota registrou nos últimos tempos um aumento na valorização de sua marca, em torno de 6%, isso nos leva a cerca de 20 mil milhões, ou seja, seu capital é alto.
A marca oferece carros de diversos modelos, diversos tipos e preços, por isso consegue atingir diversos públicos, além disso, eles oferecem diversos serviços, como a manutenção do veículo, um dos requisitos para essas manutenções são carros com 30.000km rodados ou então uma manutenção de 2 em 2 anos, mudança de óleo entre outros, os serviços são adaptados para cada cliente, e tudo com responsabilidade ecológica.
As funções de transformação da empresa são altamente interligadas dede suas entradas (inputs), até suas saídas (outputs), e digamos que é um processo contínuo, a Toyota mantém um vinculo com seu cliente depois que faz a venda de seus veículos, fornecendo a eles produtos e serviços que possa satisfazer seus clientes ao longo do tempo.
Isso faz com que a marca, tenha credibilidade no mercado, que mantenha clientes fiéis, que confiem cada vez mais no processo de produção desta empresa. Digamos que a Toyota vem se completando com inovações, cuidando mais do meio ambiente e assim trazendo benefícios para o seu próprio ramo, sendo uma das maiores corporações mundial global.
...