ATPS - Administração De Produção E Operações
Monografias: ATPS - Administração De Produção E Operações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilton74 • 25/5/2014 • 4.151 Palavras (17 Páginas) • 566 Visualizações
Sumário
Introdução 1
1- Administração da Produção e Operações. 2
2- Empresa 4
3- Sistema de Produção 4
4- Consórcio Modular 5
4.1- Consórcio Modular: O novo paradigma do modelo de produção. 5
4.2- O consórcio modular como fator de competitividade: Um estudo de caso na Volkswagen Resende e São Bernardo do Campo 6
5- Previsão de Vendas, Administração de Recursos de Materiais. MRP – MRPII. Sistemas Integrados de Gestão – ERP (Enterprise Resource Planning). 7
5.1- Previsão de Vendas e as Diferenças entre Planejamentos, Predição e Previsão. 7
5.2- Ciclo da Administração de Materiais 8
5.3- Sistemas ERP 9
5.4- Empresa Twiltex (Sistema integrado de gestão empresarial). 11
6- Técnicas Japonesas 11
7.1- 5S – Housekeeping 11
7.2- Kaizen 13
7.3- Poka – yoke 13
7.4- Manutenção Produtiva Total 13
7.5- Empresa Twiltex (Técnicas Japonesas) 14
Conclusão 15
Referências Bibliográficas 16
Introdução
No trabalho a seguir serão desenvolvidos os conceitos de Administração de Produção que engloba as operações da empresa detalhando-se seus principais processos, com estudos de casos relacionados aos tipos de administração de produção existentes.
1- Administração da Produção e Operações.
A primeira forma de administração organizada surge através dos artesãos (carpinteiros, ferreiros, etc.) que com maiores demandas de produção de bens para atender encomendas de clientes específicos, começam a contratar ajudantes, classificar prioridades e estabelecer prazos de entregas. Posteriormente, com a descoberta das máquinas, a Revolução Industrial impulsionou a produção de produtos em grandes quantidades e com menores preços, obtinha-se maior produtividade e eficiência, e isso fez com que a produção artesanal ficasse para trás e grande parte das pessoas fosse substituída por máquinas, surgindo então, as primeiras fábricas. Logo após, surge a Administração de Produção, que pode ser definida como a área de operações que compões as atividades da empresa, capaz de produzir bens ou serviços que podem variar de acordo com as demandas.
A área de produção engloba uma série de sistemas e ferramentas que existem para que tudo funcione da melhor maneira possível, vejamos a seguir alguns dos principais processos envolvidos na administração de produção:
• Just in time - Criada pela Toyota (Sistema Toyota de Produção), tem como objetivo reduzir estoques, fornecendo material ao processo somente na medida do que for necessário, tendo como resultados a diminuição de perdas, redução de custos, aumento de espaço na fábrica, entre outros.
• Engenharia Simultânea - Abordagem sistemática para o desenvolvimento do projeto de um produto e os processos relacionados. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, como qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes.
• Tecnologia de Grupo - Tem como objetivo explorar as similaridades básicas de peças e de processos manufatureiros, a partir de sua classificação e codificação. O sistema de codificação traz vantagens para o sistema produtivo, pois facilita a determinação do roteiro de fabricação, onde os passos ficam mais claros.
• Consórcio Modular – Modelo inovador de gestão adotado pela Volkswagen,tem por objetivo a redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na produção. Nesse sistema, os fornecedores assumem a responsabilidade de montagem final dos módulos na linha de produção dos veículos, os investimentos em operações e o gerenciamento da cadeia de suprimentos do módulo. A montadora providencia a planta e a linha de montagem, assumindo as responsabilidades de coordenação da planta e testes finais.
• Células de Produção - Tem como objetivo, entre outros, simplificar o planejamento, diminuir o tempo de produção e aumentar a produtividade, melhorando a satisfação dos trabalhadores.
• Desdobramento da função qualidade – Criada pelo japonês Yoji Akao, tem como objetivo permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria. Ferramenta que possibilita a melhoria de seus produtos de acordo com as necessidades dos seus clientes.
• Comakership – É uma relação de parceria fornecedor-cliente, assemelha-se á co-fabricação, pois o fornecedor participa ativamente, envolvendo-se com as várias fases do projeto, como o planejamento, custos e qualidade e possuir a garantia de contratos de fornecimento em longo prazo. Tem grande importância para a implantação do Just in Time, pois nesse processo é fundamental o desempenho logístico, onde a entrega no local, na hora e na quantidade determinada são primordiais para a relação empresa-cliente.
• Sistemas Flexíveis de Manufatura - Sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação. Esta flexibilidade é geralmente enquadrada em duas categorias, "machine flexibility" em inglês, se refere à habilidade do sistema de mudar para produzir novos produtos, e também de mudar a ordem de operações executadas e "routing flexibility" que consiste na habilidade de usar múltiplas maquinas para fazer a mesma operação.
• Manufatura Integrada por Computador – Tem por objetivo a integração do projeto, produção, distribuição e funções financeiras dentro de um sistema coerente suportado por uma rede de sistemas computacionais, formada basicamente por: computadores, banco de dados e controladores programáveis.
• Benchmarking - Processo de comparação de produtos, serviços e
...