ATPS Algoritimos
Ensaios: ATPS Algoritimos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naughtboy • 23/9/2013 • 4.636 Palavras (19 Páginas) • 517 Visualizações
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Administração
(1º Bimestre)
Prof.º Dimitri
HENRY GUGONI PEREIRA 6894516676
Série A - 1º Semestre
SUMÁRIO
Introdução ___________________________________________________________ 3
Relatório 01_________________________________________________________ 4
Referências Bibliográficas _____________________________________________10
INTRODUÇÃO:
Requisitou-se um relatório eximindo o conteúdo do livro PLT de Administração, das paginas 31 até 100 e segue agora descrito.
RELATORIO 01
As Empresas.
As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. As empresas constituem umas das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram. As empresas de hoje são diferentes da de ontem e, provavelmente, a manhã e no futuro distante serão ainda mais diferentes, pois a principal característica delas é sua grande diversidade.
Empresas são empresas.
Cada empresa é única por isso que se é necessário entender e interpreta-las da maneira conveniente.
As empresas como organizações sociais.
Vivemos em uma sociedade moderna, quase todo o processo produtivo e realizado dentro de organizações. Assim, a nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações.
O Homem moderno passa a maior parte do seu tempo dentro de organizações das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita, entre outras coisas.
1-Razões sociais: As pessoas são seres gregários que necessitam de relacionamento com outras pessoas para viver. As pessoas se organizam por causa dessa necessidade de estar juntas e procuram satisfações sociais que somente as organizações podem atender.
2-Razões materiais: As pessoas se organizam para alcançar três coisas que isoladamente jamais conseguiriam sozinhas:
• Aumento de habilidades;
• Compressão de tempo;
• Acumulação de conhecimento.
3-Efeito Sinergístico: As organizações apresentam um efeito multiplicador das interações entre seus membros. Assim, o resultado da tarefa organizacional e mais do que a simples soma das tarefas individuais.
Sinergia e Entropia.
Sinergia: É o efeito multiplicador.
Entropia: Significa perda.
Conceito de organizações.
Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações “são unidades sociais, intencionalmente construídas e reconstruídas, com o fim de atingir objetivos específicos”. Isso significa que as organizações são propositadas e planejadamente construídas e elaboradas para atingir determinados objetivos.
Organizações Formais
São caracterizadas por regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes.
Organizações Lucrativas e não lucrativas.
As empresas normalmente constituem exemplos típicos de organizações lucrativas. A empresa é todo o empreendimento humano que procura reunir e integrar recursos humanos e não humanos para alcançar seus objetivos de sustentação e lucratividade através da produção e da comercialização de bens ou serviços.
Porém existem organizações voltadas para o bem social que não necessitam gerar um lucro para sobreviver como, por exemplo, ONG’s.
Para que servem as organizações?
Para produzir bens; prestar serviços à comunidade e à sociedade; cobrar impostos dos contribuintes; proporcionar educação, saúde, segurança; proporcionar valores ás pessoas.
Rápida História das Organizações.
A administração surgiu com o crescimento e a complexibilidade das organizações. Durante toda sua longa historia até meados do século XVIII, as organizações se desenvolveram lentamente.
A Revolução Industrial.
A história da revolução industrial começa com a invenção da máquina á vapor (James Watt 1736 – 1819) e sua aplicação à produção. Com ela surgiu uma nova concepção de trabalho responsável por modificar completamente a estrutura comercial e social da época, provocando inúmeras mudanças de ordem econômica política e social.
A história das organizações podem se dividir em seis fases:
• Fase Artesanal;
• Fase da transição do artesanato à industrialização;
• Fase do Desenvolvimento industrial;
• Fase do gigantismo industrial;
• Fase moderna;
• Fase da Globalização.
A era da incerteza.
A era da incerteza foi localizada na I Guerra Mundial
...