ATPS Compotamento Organizanizacional
Exames: ATPS Compotamento Organizanizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cinthiamf • 30/9/2013 • 2.296 Palavras (10 Páginas) • 327 Visualizações
INTRODUÇÃO
A eficiência e a eficácia são duas palavras comuns usadas na área administrativa por parte de alguns profissionais. Mas muitos deles não conhecem ou não sabem que apesar de parecidas, elas são diferentes na prática.
O colaborador precisa ser eficiente para gerar resultados na empresa em que trabalha. Mas para ser eficiente, é preciso que trabalhe com eficácia. Ser eficiente está diretamente ligado à forma que determinada atividade é realizada e ser eficaz está relacionada ao resultado final desta.
Hoje o mercado de trabalho busca um colaborador que saiba a distinção entre esses dois conceitos, mas ao mesmo tempo saiba usá-los ao seu trabalho. O interessante seria aliá-los à forma de agir e pensar tanto dos colaboradores quanto da empresa em si.
Nos próximos capítulos serão abordados os temas de Comportamento Organizacional, Inovação, liderança, comunicação, percepção e também como a interação entre esses temas permite um melhor desenvolvimento e valorização da organização e de seu colaborador.
CAPÍTULO 1
Comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas dentro da organização, verificando onde cada pessoa desenvolve melhor suas atividades, tem mais habilidade, qual o seu perfil ou de que forma trabalham mais satisfeitas. O objetivo principal desse estudo é trazer maior lucro e rendimentos para a organização evitando conflitos, desentendimentos ou desmotivações entre os indivíduos e de todos para com a organização. Para que isso aconteça é realizado também o estudo dos valores, costumes e hábitos de cada pessoa, havendo assim uma interação melhor entre a organização e o indivíduo.
Eduardo Soto, Autor do livro Comportamento Organizacional: O Impacto das Emoções, página 27, nos diz que:
“O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independente. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.”
Stephen P. Robbins, Autor do livro Comportamento Organizacional, nos fala que:
“O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.”
Comparando os dois conceitos de Comportamento Organizacional citados acima, é possível observar que Eduardo Soto tem uma visão mais prática sobre o assunto, diretamente ligada ao indivíduo e suas atividades, utilizando uma abordagem de campo mais direta. Em contrapartida, nota-se que Stephen Robbins tem uma visão mais ampla, que visa principalmente o desempenho da organização analisando separadamente o comportamento do indivíduo, do grupo e da empresa para depois fazer uma análise de forma geral.
Para comparar os sistemas aberto e fechado dentro do contexto de Comportamento Organizacional dentro de uma empresa, elaboramos um resumo abaixo baseado no texto ‘Abordagem sistêmica da Administração’ de Edson Fonseca, Estefanía Damboriarena e Fábio Marcelo Manzato.
SISTEMA FECHADO
Também considerado como racionalista, o sistema do tipo fechado dá ênfase à estrutura, tarefas e à eficiência produtiva. Não analisa os problemas humanos, apenas visa garantir maiores lucros através de produção em larga escala (mecanicismo). O sistema fechado possui plano de enfoque prescritivo e normativo.
Um exemplo clássico de sistema fechado acontece quando em uma organização financeira, o enfoque é apenas a geração de lucro, não sendo de grande importância a qualidade ou o aperfeiçoamento da mão de obra. As relações baseiam-se em uma hierarquia, na qual o maior nível de autoridade e responsabilidade pertence ao escalão mais alto. São também considerados tipos de sistema fechado estruturas físicas como: Objetos, Máquinas, Hardwares e Equipamentos pois, atuam de maneira programável e operam sem haver intercâmbio com o meio ambiente que os circunda. Não recebem recursos externos ou produzem bens que possam ser enviados para fora do ambiente de fabricação. Ou seja, não têm influência do ambiente.
SISTEMA ABERTO
Esse sistema é caracterizado pela interação com o meio externo. Para que ele funcione é preciso à captação de matéria-prima, recursos humanos, tecnológicos e financeiros. Essa matéria-prima será transformada em produtos que será colocado no meio ambiente para comercialização. Para que a organização não se decomponha ou deteriore, é preciso que haja uma constante importação de novos talentos, informação, manutenção de maquinários e também, a preocupação em repor o que é retirado do meio ambiente, para que se garanta o futuro dessa organização. É de grande importância a participação dos gestores em todo o processo, pois assim, ao detectar algo errado ou não planejado, cria-se imediatamente uma ação direta para solução do problema e também para acompanhar o desempenho da organização, investigando o que pode ser melhorado ou alterado para um melhor rendimento de todos. A organização em uma visão geral é um sistema aberto que posteriormente, é dividida em subsistemas como: núcleos, coordenações, departamentos, setores, etc.
CAPÍTULO 2
Fizemos uma entrevista com 20 pessoas de diferentes faixas etárias e regimes de trabalho. Para definir melhor o perfil de cada entrevistado foi solicitado a cada um que preenchesse no cabeçalho do questionário além do nome e data da entrevista, a idade e o regime de trabalho. A idade foi subdividida nas seguintes faixas etárias: abaixo de 20 anos, de 21 a 30 anos, de 31 a 40 anos, de 41 a 50 anos. Foram questionadas as seguintes perguntas:
1. Em seu ponto de vista, o organograma do seu trabalho é funcional?
2. Seu gestor corresponde às suas expectativas?
...