ATPS DE
Seminário: ATPS DE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alex1111 • 30/5/2014 • Seminário • 2.058 Palavras (9 Páginas) • 317 Visualizações
1. ETAPA 3
Esta atividade é importante para que você busque informações e compreenda os elementos básicos de proteção e manobra que serão usados no desenvolvimento das próximas etapas do projeto. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSO 1
Escolher sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RA e e-mail dos alunos. A equipe deve ser composta de 4 a 7 alunos que serão avaliados de acordo com sua capacidade de pesquisar, propor e implementar soluções para os problemas propostos.
PASSO 2
Fazer um resumo, de no máximo 4 páginas, sob o tema “botoeiras, contatores, fusí-veis e relés”. Adicione ao seu resumo fotos e esquemáticos, preferencialmente de fabrican-tes nacionais. Segue abaixo algumas sugestões de sites:
http://www.weg.net (acesso em 12 de dezembro de 2010)
http://www.siemens.com.br (acesso em 12 de dezembro de 2010)
http://www.schneider-electric.com.br (acesso em 12 de dezembro de 2010)
Dica: use também o livro-texto como base para a pesquisa, mas não se limite a ele.
Botoeiras
As botoeiras são chaves elétricas acionadas manualmente que apresentam, geralmente, um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comando elétrico, as botoeiras são caracterizadas como Pulsadoras ou Com Trava.
Botoeiras Pulsadoras
As Botoeiras pulsadoras invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão e, devido à ação de uma mola, retornam à posição inicial quando cessa o acionamento. Essa botoeira possui um contato aberto e um contato fechado, sendo acionada por um botão pulsa-dor liso e reposicionada por mola. Enquanto o botão não for acionado, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, permitindo a passagem da corrente elétrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantêm abertos, interrompendo a passagem da corrente. Quando o bo-tão é acionado, os contatos se invertem de forma que o fechado abre e o aberto fecha. Soltan-do-se o botão, os contatos voltam à posição inicial pela ação da mola de retorno.
Botoeiras com Trava
As botoeiras com trava também invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão, entretanto, ao contrário das botoeiras pulsadoras, permanecem acionadas e travadas mesmo depois de cessado o acionamento.
Botão Giratório com Trava
Esta botoeira é acionada por um botão giratório com uma trava que mantém os conta-tos na última posição acionada.
Características Construtivas
Esta botoeira apresenta um contato fechado nos bornes 11 e 12 e um aberto 13 e 14. Quando o botão é acionado, o contato fechado 11/12 abre e o contato 13/14 fecha e se man-tém travados na posição, mesmo depois de cessado o acionamento. Para que os contatos retor-nem à posição inicial é necessário acionar novamente o botão, agora no sentido contrário ao primeiro acionamento.
Contator
É um dispositivo eletromecânico que permite a partir de um circuito de comando, controlar cargas num circuito de potência. Tais cargas podem ser de qualquer tipo, desde tensões dife-rentes do circuito de comando, até conter múltiplas fases.
Constituído por uma bobina que produz um campo magnético, que conjuntamente a uma parte fixa, proporciona movimento a uma parte móvel. Essa parte móvel por sua vez, altera o estado dos seus contatos associados. Os que estão abertos fecha-os, os que estão fechados, abre-os. Estes contatos podem ser de dois tipos: de potência e os auxiliares.
Os de potência, geralmente são apresentados em grupos de 3, devido ao seu emprego comum no comando de motores do tipo trifásicos.
Vantagem do uso de contatores:
• Comando à distância
• Elevado número de manobras
• Grande vida útil mecânica
• Pequeno espaço para montagem
• Garantia de contato imediato
• Tensão de operação de 85 a 110% da tensão nominal prevista para contator
• Maior número de contatos.
Contatores trifásicos
Esquema elétrico de um contator
Fusíveis
O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.
Esses curtos-circuitos podem causar incêndios, explosões ou danos a alguns equipamentos do circuito, os fusíveis são bastante usados nos eletrodomésticos.
Alguns fusíveis são feitos de uma pequena liga metálica, geralmente o chumbo, de baixo ponto de fusão, pois quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite do fusível, essa liga se esquenta e se funde cortando assim a passagem de corrente elétrica, o tempo que ele demora para fundir é proporcional ao quadrado da corrente aplicada e da inércia térmica do material da liga metálica do fusível, portanto com a variação desse material, podemos ter fusível de ação muito rápida, rápida, média, lenta ou muito lenta. E temos também o disjuntor que simplesmente desliga quando a intensidade da corrente é maior do que ele suporta.
Normalmente o valor da corrente que o fusível suporta vem expressa nele.
Sua representação é:
Relés
Relé em geral, é um componente com o objetivo de proteger um sistema elétrico de potência, apontar e identificar onde houve uma falha, acionar dispositivos sonoros e visuais alertando os encarregados pela manutenção do sistema, atuar na abertura e fechamento de disjuntores e com a vantagem de poder “vigiar” esse sistema elétrico de potência.
Tipos de relés
- Eletromecânico: Foram os primeiros a serem lançados.
...