ATPS DE ADM MATERIAIS E LOGISTICA
Artigo: ATPS DE ADM MATERIAIS E LOGISTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucppereira • 20/10/2014 • 2.182 Palavras (9 Páginas) • 735 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Série: 8° Sem. Administração de Empresas– Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira
Tutor à distância: Leandro Gomes
Jacareí, SP
Setembro– 2014
SUMÁRIO
1. Introdução -------–---------------------------------------------------------------- pág.3
2. ETAPA 1 - A importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais –---------------------------------------------------------------------pág. 4
3. ETAPA 2 - A melhor forma de se administrar a logística integrada de uma empresa ---------------------------------------------------------------------------- pág. 5
4. ETAPA 3 – As empresas –------------------------------------------------------ pág. 7
5. ETAPA 4 - Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management)-------------------------------------------------------------------- pág.09
6. Conclusão ------------------------------------------------------------------------ pág. 10
7. Referências bibliográficas ---------------------------------------------------- pág. 11
1. Introdução
A administração de material é a parte da administração geral que trata da área específica dos materiais.Segundo Martins e Alt (2009) as principais áreas dentro da administração de recursos materiais e patrimoniais são divididas em cinco partes: recursos, compras, estoques, instalações e logística, porém serãodestacadas a seguir as três primeiras partes.
2. ETAPA 1
A importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais
Administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização.Ela corresponde ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todasas tarefas necessárias à definição de qualidade de diversos serviços.
A administração de materiais tem por objetivo manter alto giro de estoques, preços baixos, baixo custo de aquisição e posses, qualidade, continuidade de suprimento, pouca despesa com pessoal, boas relações com os fornecedores, desenvolvimento do pessoal e bonsregistros.
Os recursos
Segundo Martins e Alt (2009), as empresas têm e precisam de cinco tipos de recursos a sua disposição: materiais, patrimoniais, de capital ou financeiros, humanos e tecnológicos. Em administração de materiais e logística o objetivo é focar nos recursos materiais e patrimoniais.
A administração dos recursos materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, destinadas a suprir as diversas unidades com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. As atividades abrangem as compras, orecebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãosrequisitantes, até as operações gerais de controle de estoques.
Figura 1: Ciclo da Administração de recursos
A administração dos recursos patrimoniais, segundo Martins e Alt (2005) é a sequência de operações que, assimcomo a administração dos recursos materiais tem início na identificação do fornecedor,passando pela compra e recebimento do bem para depois lidar com sua conservação,manutenção e ainda alienação (quando for o caso).
Compras
De acordo com Martins e Alt (2009), hoje a função de compras é parte do processo de logística das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos(supply chain). Muitas empresas usam a denominação gerenciamento da cadeia de suprimentos ou gerenciamento de suprimentos, um conceito voltado para o processo, ao invés do termo “compras”, voltado para transações em si, e não para o todo.
Estoques
Segundo Viana (2008), o termo estoque é muito elástico, podemos considerá-lo como matérias primas, produtos semiacabados, produtos acabados, materiasi administrativos e suprimentos variados. Pode-se definir estoque como materiais, mercadorias, produtos acumulados para utilização posterior, de modo a permitir o atendimento regular das necessidades dos usuários para a continuidade das atividades das empresas, ou seja, uma reserva para ser utilizada em tempo oportuno.
3. ETAPA 2
A melhor forma de se administrar a logística integrada de uma empresa
A logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produção desde o ponto de aquisição de matéria-prima até o oponto de consumo final,bem como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimentação, sempre com a finalidade de satisfazer o cliente.
Segundo Ballou (2003), o principal objetivo da logística é “colocar o produto certo, na hora certa, no local certo e ao menor custo possível”.
O processo de logística pode ser definido como um grande ciclo de bens e informações, sempre sempre com a finalidade de se atender as exigências e necessidades do consumidor, desde o ponto de origem até o seu destino final, controlando a entrega e disponibilização do produto da melhor forma possível.
Uelze (2004),entende que o termo “logística empresarial” é uma variação do conceito de logística militar.
Para ele a adaptação do conceito para o meio empresarial é uma consequência da alta competitividade que nescessitam as empresas para sobreviver atualmente em um ambiente de mercado globalizado, no qual a sobrevivência depende de se alcançar os melhores padrões de eficiência
...