ATPS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Projeto de pesquisa: ATPS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thavelasque • 28/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 277 Visualizações
UNIAN-UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC- ANHANGUERA
CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATPS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
NOME: Elisangela da Silva Leme RA: 6452331080
NOME: Juliana Torres do Nascimento RA: 6203194506
NOME: Michel Reis RA: 6822498295
NOME: Nilcéia Tintilio RA: 1299713376
NOME: Rafael Souza Zancan RA: 6450309269
NOME: Raquel Almeida RA: 6450309263
NOME: Thais Velasque RA: 6822439015
NOME: Ulysses Pitondo RA: 6657389879
PROFESSORA: Sandra Ortigoso
SÉRIE: 4º NB RH
Santo André – SP
Outubro /2014
SUMÁRIO
Objetivo --------------------------------------------------------------------------------- 03
Conceito de Sustentabilidade do Itaú ------------------------------------------- 04
Performance Sustentável ---------------------------------------------------------- 05
Focos Estratégicos ------------------------------------------------------------------ 06
Visão estratégica de gestão de pessoas no itaú ---------------------------- 07
Premissas ----------------------------------------------------------------------------- 08
Justificativa ---------------------------------------------------------------------------- 09
Bibliografia ----------------------------------------------------------------------------- 10
Introdução
A formação de pessoas está presente nas organizações desde a Revolução Industrial. Com a evolução o ambiente e as organizações sofreram mudanças nas ações educacionais.Neste período o objetivo era preparar os indivíduos para realizarem suas tarefas, quando houve a preocupação em desenvolver o funcionário, o que se caracterizou primeiramente como preparação para cargos futuros e depois passou a abarcar o aperfeiçoamento profissional e pessoal do indivíduo. Atualmente, as iniciativas educacionais tem se pautado pela criação de Sistemas de Educação Corporativa que buscam alinhar o desenvolvimento das pessoas à estratégia da organização.
A atuação estratégica é uma das principais características da Educação Corporativa porém há outras importantes características que demarcam a sua forma de atuação. A primeira refere-se à ampliação do público-alvo; a segunda trata do fomento à aprendizagem contínua, proporcionando meios para que a aprendizagem seja ativa.
Para alcançar uma atuação estratégica, além de alinhar-se aos objetivos organizacionais, é importante que os resultados gerados pela Educação Corporativo sejam monitorados e analisados para subsidiarem a tomada de decisões e para verificar se está contribuindo para o alcance dos resultados do negócio.
Conceito de Sustentabilidade do Itaú
Conforme diz Brundtland em seu Relatório – Nosso Futuro Comum - define sustentabilidade como - "satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as próprias necessidades". Esse relatório foi elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e faz parte de uma série de iniciativas relativas, as quais alegam um desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelas nações em desenvolvimento, e que ressaltam os riscos do uso excessivo dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas". O relatório aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes.,,
Estão em um círculo vicioso de consumo no mundo, mas é possível entrarmos em um círculo virtuoso quando mudarmos nossa forma de consumir.
John Elkington, fundador da Sustainability – uma das mais importantes instituições que trabalham com o tema - define sustentabilidade há mais de uma década como "a busca pelo equilíbrio entre o pilar econômico, social e ambiental, representada também pelo termo Triple bottom line".
Esse equilíbrio pode ser comparado através do resultados da empresa em dados quantitativos, nas três dimensões propostas pela sustentabilidade – econômica, social e ambiental. É uma forma de gestão que avalia os impactos da organização sobre uma visão mais sistêmica levando em consideração a relação de interdependência com suas partes interessadas, também denominadas de stakeholders.
Os stakeholders podem ser classificados como:
Externos – sem ligação direta com a empresa (membros da comunidade, órgãos do governo, mídia, etc.); - com ligação direta com a empresa (clientes e fornecedores ou ainda conforme o grau de influência no negócio);
Internos – colaboradores, gestores, acionistas, etc.
Ou seja, a empresa pode desenvolver seu negócio de uma forma responsável, mas é preciso que ela tenha diálogo com seus Stakeholders, que através do impacto ele exerce administrá-lo alinhando assim os negócios
Performance Sustentável
A visão
...