ATPS DE ESTATÍSTICA
Tese: ATPS DE ESTATÍSTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marckojorge • 19/11/2013 • Tese • 1.603 Palavras (7 Páginas) • 208 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a interferência de processamento, a analise e a disseminação das informações.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e analise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incerteza.
Na pratica, a estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em varias outras ciências.
CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Segundo Ron Larson, estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de se tomar decisões. Permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento e tem por objetivo fornecer técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.
O estudo da estatística se divide em dois ramos principais:
Estatística descritiva é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação de dados. Estatísticas inferências é ramo que trata de tirar conclusões sobre os dados.
Para entendermos melhor a estatística temos que entender alguns conceitos:
População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.
Amostra: é um subconjunto de uma população.
Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica da população.
Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.
Dados: são informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Que se dividem em:
Dados qualitativos: que são atributos, classificações ou registros não-numéricos;
Dados quantitativos: que consistem em medidas ou contagem numéricas.
Existe tembem a característica de dados que são classificados com:
Nominal: dados somente qualitativos, colocar em uma categoria.
Ordinal: dados qualitativos ou quantitativos, colocar em uma categoria e ordenar.
Intervalar: dados quantitativos, colocar em uma categoria, ordenar e encontrar diferenças de valores.
Racional: dados quantitativos, colocar em uma categoria, ordenar, encontrar diferenças de valores e encontrar razões entre os valores
A Estatística já existia na antiguidade, onde operações de contagem populacional eram realizadas para obtenção de informações sobre habitantes, riqueza e poder dos povos. Atualmente os dados estatísticos são utilizados para atividades dos cidadãos e organizações da sociedade, e tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais provém de estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego divulgados pela mídia, são exemplos de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.
Na prática a Estatística pode ser usada na área médica, agrícola, tecnológica, industrial, entre outras, pois a realização de análises e avaliações objetivas auxiliam na melhoria contínua de seus processos.
A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a freqüência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, podemos citar exemplos de típicas questões do dia a dia que levam a tomadas de decisão.
Qual a quantidade de cereal a ser produzida no próximo ano? O acusado é culpado ou inocente? O fumo causa câncer? Pode determinado medicamento reduzir o risco de ataque cardíaco? A cotação do dólar deve aumentar na próxima semana? O crânio encontrado pelo arqueólogo é de um homem ou de uma mulher? Qual a localização exata de certo tumor cerebral? Qual será o preço do ouro no final deste ano? O uso do cinto de segurança realmente protege o motorista em caso de acidente? A produção industrial tem influência no aumento dos preços? A introdução de uma nova tecnologia diminui o custo de fabricação de certo produto? Qual a forma mais justa de se cobrar determinado imposto? Qual o melhor investimento a ser feito nas universidades públicas?
Nenhuma dessas questões pode ser respondida de forma absolutamente precisa por quaisquer teorias existentes, logo a estatística é a ferramenta que fornece dados para que a melhor decisão, ou a melhor resposta seja encontrada.
A estatística é muito aplicada na área da administração, por estar interligada a praticamente todas as áreas podendo ser utilizada por um: matemático, economista, biólogo, geólogo, químico, cientista, político e psicólogo, pois pode ser usada para analise e decisões políticas e judiciais, economistas e seu objetivo sanar as duvidas e aplicar medidas viáveis para situações “problemas”.
Podemos citar então algumas aplicações da estatística na área da administração:
Coleta de dados que ajudam na tomada de decisão.
Coleta de dados que possibilitam traçar metas e objetivos empresariais.
Coleta de dados que dão visibilidade das expectativas da comunidade sobre a empresa.
Aplicação de dados estatísticos no controle de produção.
Aplicação de dados estatísticos na área financeira de uma organização.
Aplicação de dados estatísticos na área da qualidade de processo e ou produto.
CONCEITO E APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, assim o
...