ATPS DESENHO TECNICO
Casos: ATPS DESENHO TECNICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: llauras • 26/11/2013 • 940 Palavras (4 Páginas) • 575 Visualizações
ETAPA 4
*Passo 1:Questões sobre Projeção Ortogonal.
a)Existem dói métodos para representação de peças em Projeções Ortogonais.Defina quais são esses métodos de representação,de que região eles se originaram e qual é o adotado pela ABNT?
Resposta:Existem dois métodos para representação de peças em projeções ortogonais:o método europeu,também chamado de método do 1º diedro,e o método americano,também chamado método do 3º diedro .O método adotado pela ABNT é o europeu.
b) Defina qual é o objetivo principal da representação do desenho técnico através de projeção.
Resposta: Pretende-se que a representação gráfica de um determinado objeto seja clara,objetiva e convencional,de tal forma que a linguagem utilizada seja facilmente compreendida pelo técnico que terão de utilizá-la
b) A representação de peças no Desenho Técnico é feita principalmente com projeções ortogonais paralelas de múltiplas vistas.Comente e exemplifique quantas vistas são necessárias para a representação de um desenho técnico.
Resposta:Podemos representar múltiplas vistas de direções diferentes de forma sistemática da forma de objetos 3D. A projeção ortogonal é uma representação bidimensional de um objeto tridimensional, na engenharia no processo de fabricação é necessária uma descrição completa e clara da forma e do tamanho de um objeto projetado para ser concebido. Cada vista fornece determinadas informações, a vista frontal mostra a verdadeira grandeza e forma de superfícies que são paralelas à frente do objeto. A figura 09 mostra a ordem da projeção ortogonal no 1º Diedro (ABNT/DIN), observador, objeto e plano de projeção que será representado o objeto.
As seis vistas principais, mostrada na figura 10:
- Vista frontal (VF);
- Vista superior (VS);
- Vista lateral esquerda (VLE);
- Vista lateral direita (VLD);
- Vista posterior (VP);
- Vista inferior (VI).
d)Quando existem detalhes a serem projetados que não são paralelos (oblíquos) aos planos de projeção,são usados,obrigatoriamente,planos de projeções paralelos a esses detalhes, de modo a representá-los na sua verdadeira grandeza.Explique a alternativa do uso de vistas auxiliares.
Resposta: Para a determinação em projeções ortogonais da linha de interseção entre duas superfícies quaisquer,é inevitável a observação simultânea das duas ou três vistas necessárias e suficientes,identificando-se pelo menos em duas dessas vistas,as projeções de cada um dos sucessivos pontos da linha de interseção a determinação.Por correspondência das projeções de pontos destas vistas,identificam-se nesta a terceira projeção de cada um desses sucessivos pontos, que permitem determinar a configuração da projeção da linha de interseção das duas superfícies nessa vista.
Por vezes,em nenhuma das projeções ortogonais se consegue projetar a verdadeira grandeza de algum detalhe.Nestes casos,são usados,obrigatoriamente,planos auxiliares de projeção paralelos a esses detalhes,de modo a representa-los na sua verdadeira grandeza.Há peças que necessitam de dois planos auxiliares de projeção,visto que contêm detalhes oblíquos em relação aos três planos de projeção.
ETAPA 5
*Passo 1
a)A cotagem requer a aprendizagem de um conjunto de regras e princípios, os quais permitem uma fácil e correta interpretação da peça, sendo imprescindível para sua definição, fabricação e controle. Quais são os elementos de uma cotagem?
Resposta:Cotas, linhas de chamada, linhas de cota e setas.
b)Qual é a regra a ser seguida quanto à orientação das cotas?
Resposta: As cotas devem ser orientadas sempre em relação à legenda da folha de desenho, de tal modo que sejam lidas em duas direções perpendiculares entre si, a partir do canto inferior direito da folha.
c)A
...