ATPS DESENHO TECNICO COMPLETO
Ensaios: ATPS DESENHO TECNICO COMPLETO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANDREKROL • 28/9/2014 • 1.841 Palavras (8 Páginas) • 589 Visualizações
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
DESENHO TÉCNICO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DESENHO TÉCNICO
NOME R.A. SÉRIE
ÍNDICE
Introdução 03
Relatório 2 PERSPECTIVA 04
Relatório 3 DESENHO DETALHADO 07
Relatório 4 PROJETO FINAL 16
INTRODUÇÃO
Este trabalho conduz á realização de um desenho mecânico completo de um furador de anéis, entendendo os conceitos teóricos relacionados com a prática. O mesmo contém todos os aspectos de um desenho padrão, para que seja possível a sua confecção em forma física por qualquer leigo em desenho técnico.
RELATÓRIO 2
PERSPECTIVA
Essa atividade é importante para poder entender a importância do conhecimento de
desenho linear geométrico; aplicar os conceitos de desenho geométrico na construção de desenho técnico; utilizar ferramentas como régua, esquadros e compasso na construção geométrica. Essa atividade também é importante para poder representar planos inclinados e círculos em perspectivas isométricas; desenhar a perspectiva de um objeto, partindo da sua representação em vistas múltiplas; esboçar a mão livre a perspectiva de um objeto.
DESENHO PASSO 2 EM ESCALA 1:1:
PERSPERCTIVA CAVELEIRA PARA ISOMETRICA:
A perspectiva é resultado de uma projeção, sendo assim, o centro de projeção é o olho do observador; as projetantes correspondem aos raios visuais e a projeção no plano é a perspectiva do desenho.
. A representação em perspectiva isométrica provoca uma pequena deformação visual.
O objeto é representado de tal maneira que permite demonstrar três de suas faces, que correspondem geralmente à frontal, lateral esquerda e superior.
As três faces são ligadas entre si, num só desenho, montadas sobre três eixos, perpendiculares entre si, que servem de suporte às três dimensões (altura, largura e comprimento) e são colocados obliquamente em relação ao plano de projeção.
Na perspectiva isométrica, os três eixos no espaço estão igualmente inclinados em relação ao plano de projeção, sendo assim, os ângulos formados pelos eixos projetados são iguais a 120°.
A posição no papel do eixo OZ e vertical (eixo das alturas) e os eixos OX (eixo dos comprimentos) e OY (eixo das larguras) formam ângulo de 30° com a reta horizontal.
RELATÓRIO 3.
DESENHO DETALHADO.
PROJEÇÕES ORTOGONAIS, CORTES E SECÇÕES. COTAGEM.
Essa atividade é importante para poder distinguir os sistemas de representações
existentes; efetuar representação gráfica, usando projeções ortogonais; detalhar objetos tridimensionais - com todos os seus detalhes construtivos - a partir de desenhos bidimensionais (planificados). Essa atividade também é importante para poder usar a cotagem a fim de indicar a forma e a localização dos elementos de uma peça; selecionar criteriosamente as cotas a serem inscritas no desenho; escolher adequadamente a vista onde a cota deve ser inscrita; cotar desenhos com representações e aplicar sobre a necessidade de recorrer a cortes ou seções para representar completamente uma peça em projeções ortogonais; selecionar o corte mais adequado.
Pino, vista frontal:
Pino,vista lateral:
Parafuso, vista frontal:
Parafuso vista lateral:
Corpo da peça, vista frontal:
Corpo da peça, vista lateral:
CORTES
Quando um sólido possui elementos internos que não ficam bem identificados pelas vistas, são realizados CORTES.
Estes são representações em projeção, semelhantes às vistas, nos quais se considera que o sólido foi interceptado por um plano chamado PLANO DE CORTE.
O plano de corte divide o sólido em duas partes e é posicionado de forma a apresentar os detalhes internos mais importantes, pode ser ainda horizontal ou vertical.
Os cortes podem ser realizados em desvio, através da utilização de mais de um plano de corte. Lembre-se que a posição dos planos de corte é definida pelos detalhes do sólido que devem ser interceptados por estes planos.
• Planos de corte paralelos:
Observação: A posição em que
...