ATPS DESENV. ECONOMICO
Ensaios: ATPS DESENV. ECONOMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Monalise • 11/9/2014 • 4.202 Palavras (17 Páginas) • 286 Visualizações
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Valparaíso de Goiás (GO), 02 de junho de 2014.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Alunos:
Cristina Seabra - RA: 3811650283
Janaina Nepomuceno – RA: 4346851034
Monalise Stefânia – RA: 6500245935
Raul Lopes – RA: 6301184200
Wilker Kenedy – RA: 1299247073
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Trabalho de Atividade Prática Supervisionada de curso apresentado a banca examinadora da Faculdade de Valparaíso de Goiás da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da professora Rúbia Tatiane.
Valparaíso de Goiás (GO) - 2014.
SUMÁRIO
Introdução ................................................................................................................ 04
CAPÍTULO 1 – PRODUTO INTERNO BRUTO .................................................. 05
CAPÍTULO 2 – CURVA DE LORENZ ................................................................. 07
CAPÍTULO 3 – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ....................... 07
CAPÍTULO 4 – BRICS ........................................................................................... 09
CAPÍTULO 5 - IDH DO ESTADO DE GOIÁS .................................................... 14
Conclusão ................................................................................................................ 17
Referências Bibliográficas ...................................................................................... 18
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma visão sobre desenvolvimento econômico, quais os índices utilizados para medir esse desenvolvimento, tais como o Índice de Gini, o Índice de Desenvolvimento Humano e a Curva de Lorenz e seus respectivos criadores e como são calculados.
Apresentamos os países que fazem parte do BRICs, e como esses países estão se desenvolvendo, suas economias, os investimentos em educação, a sua importância na economia mundial.
Expusemos o IDH e a educação do estado de Góias.
1. PRODUTO INTERNO BRUTO - PIB
Produto Interno Bruto, é a soma de valores monetários de todos os serviços e bens produzidos em uma determinada região seja, continente, país, estado ou cidade num período que pode ser mês, semestre ou ano. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. O PIB se expressa em valores monetários e é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representa como está o seu crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).
Os investimentos que as empresas efetuam também influenciam no PIB das regiões. Se as empresas crescem, compram máquinas, expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia. Os juros altos atrapalham, pois, os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir. Os gastos do governo são outro fator que impulsiona o PIB. Quando faz obras, como a construção de uma estrada, são contratados operários, havendo um gasto com material de construção, o que ele eleva a produção geral da economia.
As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo. O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e MahbubulHaq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.
1.1. Como se Calcula o PIB?
Para se calcular o PIB de uma determinada região utilizou a seguinte fórmula: PIB = C+I+G+X-M, onde:
C (consumo privado);
I (investimentos totais feitos na região);
G (gastos dos governos);
X (exportações);
M (importações).
1.2. PIB per capita
Este indicador é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região. Ele indica quanto cada habitante produzido em determinado período. PIB per capita brasileiro em 2013 chegou à soma de riquezas produzidas chegou a R$ 4,84 trilhões com crescimento de 2,3% e o PIB per capita (por pessoa) atingiu R$ 24.065,00.
1.3. Quem calcula o PIB?
No Brasil, o PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento, desde 1990. Antes disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) era responsável pela medição. Em 1953, foi publicado pela primeira vez nas Nações Unidas o cálculo da produção nacional baseado em um documento de Richard Stone com um título de “ A primeira versão do manual de conta nacional’’.
1.4. O que é Índice de GINI
É um parâmetro internacional que mede a desigualdade de distribuição de renda entre os países, e foi desenvolvido
...