ATPS DIDÁTICA
Pesquisas Acadêmicas: ATPS DIDÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elisalmeida • 3/11/2013 • 1.491 Palavras (6 Páginas) • 431 Visualizações
Didática do Planejamento
1 - Público alvo
De acordo com a visita realizada a instituição de ensino fundamental Escola Classe 57 de Ceilândia/DF, turno matutino, o plano de aula será realizado para os educandos do 1º ano.
2 - Perfil da turma
Os educandos para os quais o plano de aula será preparado, devem estar na faixa etária de 6 anos, do 1º ano do ensino fundamental e totalizar, no máximo 25 alunos em sala.
3 – Recursos
3.1 Físicos
A instituição de ensino terá disponível uma sala à qual os educandos devem ser agrupados.
3.2 Tecnológicos
A escola disponibilizará, assim que possível, uma sala de informática, que será usada para pesquisas mais abrangentes a respeito do tema.
3.3 Pedagógicos
Revistas, jornais, letras emborrachadas, alfabeto móvel, partes do corpo desenhados em cartazes e também tinta guache.
A educadora pedirá para que os educandos sentem-se em trios, mas também podem formar grupos de 4 alunos, se necessário.
4 - Tempo de duração
O tempo disponível para a atividade é de aproximadamente 2 horas, podendo ser ajustado às necessidades da turma quando houverem dúvidas, sugestões, exemplos de vivências, entre outros.
5 - Justificativa
É necessário buscar dentro de uma perspectiva concreta, mostrar às crianças a necessidade de hábitos de higiene adequados para a faixa etária escolhida, como também a importância dos mesmos à sua saúde.
6 - Objetivo
Objetivos específicos:
- Reconhecer a necessidade de hábitos e atitudes de higiene;
- Conscientizar as crianças a sempre lavarem as mãos antes do contato com qualquer alimento e após de utilizarem o banheiro; escovarem os dentes para a prevenção de cáries; tomarem banho diariamente para evitar doenças de pele, entre outros.
- Compreender e executar posteriormente a importância da higiene corporal para a prevenção de doenças.
7 - Didática: práxis versus teoria
O planejamento é o ponto de partida dos programas de Didática. Professores de Didática e autores da área apontam diferentes níveis de planejamento. Entre os autores renomados da área, destacam-se dois aspectos unânimes: 1 - planejamento como previsão metódica de uma ação a ser desencadeada e 2 - a racionalização dos meios para atingir os fins.
O conhecimento da realidade ou população alvo é a primeira etapa do planejamento de ensino, em seguida vem a elaboração, execução, avaliação e aperfeiçoamento do plano.
Os planos de ensino fortemente relacionados entre si são: o plano de curso (previsão de todas as atividades que serão desenvolvidas durante um determinado período), o plano de unidade (especificação maior das unidades que compõem o plano de curso) e o plano de aula (concretização dos dois níveis citados anteriormente).
Acerca do planejamento, observa-se a importância de evitar a rotina e a segurança de um ensino de qualidade visando a eficiência e o sucesso do assunto ou conteúdo proposto pelo professor. É a previsão de todas as atividades a serem desenvolvidas entrementes o ano letivo.
Segundo Pura Lucia Oliver, os pressupostos da Didática Teórica não passam de conceitos vazios e sem significados para os professores, pois não se aplicam e acabam sendo negados. A tarefa de planejar fica restrita ao coordenador e acaba excluindo o professor, que por sua vez, reclama de não participar dessa etapa tão importante do seu trabalho, pois muitas vezes não responde a realidade do aluno.
Na prática, os professores criam e fazem o seu espaço de acordo com os perfis das turmas e dos alunos e registram, por burocracia, as atividades previstas no plano oficial.
Notamos uma enorme distância e contradição entre a Didática Teórica e a Didática Prática e que seria uma alternativa o educador e o educando participarem de planejamentos realizados por coordenadores, pois para o mediador pedagógico é bastante complicado seguir uma planejamento que não condiz com a realidade do aprendiz.
8 - Tema da aula
O tema a ser abordado será higiene corporal.
A higiene de todo o corpo torna-se imprescindível para a prevenção de várias doenças. Atitudes simples como lavar as mãos antes das refeições ou após de ir ao banheiro, tomar banho todos os dias e escovar corretamente os dentes, são costumes que podem evitar doenças e ajudar no seu bem-estar.
Várias doenças como: hepatite, sarna, asma e eczema, entre outras, podem ser evitadas por meio de uma boa higiene pessoal.
Praticar hábitos de limpeza do corpo é essencial para garantir a saúde de todo indivíduo, protegendo-o de vírus, fungos, bactérias e vermes que causam diarréia, gripe e vômito.
9 - Procedimentos de ensino
O procedimento de ensino será socioindividualizado.
9.1 Plano diário
1º momento:
A recepção se dará com uma música animada, se possível, a respeito do tema, mobilizando os educandos a participarem da cantiga.
2º momento:
Acolher os educandos demonstrando interesse em saber como se dá o desenvolvimento deles nas realizações da higiene corporal em suas residências e se os mesmos necessitam de ajuda dos adultos.
3º momento:
Passar o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=EQMUUBZjs_E&feature=related e incentivar o interesse dos educandos pelo assunto.
Dividir os educandos em duplas, a mediadora pedagógica distribuirá sabonetes, escovas,
...