ATPS De ADMINISTRAÇÃO
Artigo: ATPS De ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Guimaia • 25/9/2013 • 2.279 Palavras (10 Páginas) • 264 Visualizações
ATPS – ADMINISTRAÇÃO
Ciências Contábeis
Sumário
Introdução PP. 3
Desenvolvimento PP. 3
Considerações Finais PP. 10
INTRODUÇÃO
Quando reunimos uma equipe de pessoas para desenvolver idéias e trocar experiências formamos uma organização social onde cada um tem seu ponto de vista bem diferenciado, isso e um modo de gerenciar.
Para uma organização ter sucesso é necessário tomar boas decisões e ter competência estratégica, assim administrar e transformar recursos e competências em resultados com suas ações.
Estratégia, informação e busca de bons resultados são fatores fundamentais para manter-se estável na sociedade.
Taylor quando quis eliminar as perdas sofridas na indústria, padronizou o trabalho tornando mais eficiente.
Assim podemos traçar um paralelo com a administração e as organizações sociais, ou seja, elas se planejam , organizam, lideram e controlam suas operações, ambas para chegar a um resultado positivo e esperado.
DESENVOLVIMENTO
A história da administração inicia na Suméria no ano de 5000 a.C., eles procuravam melhorar a maneira de resolver problemas práticos, após este marco a administração se expandiu pelo Egito, Babilônia e assim por diante.
Com o passar dos anos duas instituições se destacaram: a igreja Católica Romana e as organizações Militares.
Com o passar dos anos as civilizações foram se desenvolvendo e assim o foco que era a agricultara passava a ser a indústria que teve seu marco após a Revolução Industrial no sec. XX.
O mundo já não era mais o mesmo, surgiu então a Administração Moderna. Tínhamos o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas. Com as necessidades apareceu Frederick Taylor um engenheiro, que passou a ampliar princípios científicos para organizar o trabalho dentro da fabricas.
Taylor dedicou-se ao trabalho operário e concluiu que a remuneração deveria estra ligada a produtividade, pagando pelo que cada um produzisse.
Foram surgindo folhas ao longo do processo, pois seus operários tinham saído do campo, não tinham treinamento, fabricavam peças com defeito, pois o foco do operário era na quantidade final produzida.
Taylor ao observar, defendeu os seguintes princípios:
Treinamento para funcionários
O trabalho teria um mínimo de produção estabelecida
O salário era proporcional a produção atingida pelo trabalhador
O planejamento era feito pela gerencia e a execução pelos operários
O supervisor controlava a trabalho dos operários, observando a quantidade produzida.
A teoria de Taylor baseava-se na divisão Do trabalho por meio de tarefas.
Taylor iniciou a Teoria Geral da Administração, que teve seus seguidores como Fayol, sendo que esse defendia os diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, portanto seus princípios eram maleáveis adaptando as diferentes circunstancias.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO – HENRI FAYOL
O panorama no século XX industrial tinha características e elementos para inspirar uma ciência da Administração: uma imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados, problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdícios, insatisfação generalizada entre os operários, intensa concorrência, volume alto de perdas por decisões mal formuladas, isso tudo levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executam, os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos estudam métodos e técnicas de trabalho. Esse panorama levou os autores clássicos a desenvolver uma Ciência da Administração.
A teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos. A análise das tarefas de cada indivíduo se deu lugar a uma visão global e universal da organização. A qual partia da estruturação de toda organização e chegava finalmente ao indivíduo.
Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da Administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e tamanho.
CARACTERISTICAS DA TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Adoção de princípios gerais de administração como receituário para o administrador.
Ênfase no processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar
Ênfase na organização formal da empresa
Definição das funções básicas da empresa
TEORIA DA BUROCRACIA – MAX WEBER
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração ao redor dos anos 40, em função principalmente dos seguintes aspectos:
A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias entre si, mas sem possibilitarem uma abordagem global, integrada em envolventes dos problemas organizacionais. Ambas revelam dois pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo, tanto da estrutura como dos participantes da organização.
Tornou-se necessário um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis
...