ATPS De Processos Gerenciais
Monografias: ATPS De Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SansaoNero • 15/11/2013 • 10.323 Palavras (42 Páginas) • 300 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
2º SEMESTRE
PROCESSOS GERENCIAIS
TUTOR EAD: ADEMIR CAVALHEIRO LEITE
TUTOR PRESENCIAL: MÔNICA DA SILVA CHAVES
EQUIPE:
BENEDITA NYNA BRITO SABOIA- RA: 416815
MARCIA EVANGELISTA DAVI - RA: 442859
ISRAELA DE PONTES MARQUES- RA: 417601
EVANICE SOUSA SOARES- RA: 416518
MARISA FELIX DE OLIVEIRA- RA: 447282
FRANCISCA MARIA DE OLIVEIRA-RA: 447281
ITAPIPOCA
OUTUBRO/2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver as competências e habilidades capazes de compreender as tecnologias associadas aos instrumentos, técnicos e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações de maneira ampla e abrangente pedida pela atividade pratica supervisionada, ATPS mostrando a importância do planejamento nas organizações e na vida.
No entanto podendo explicar e conceituar a importância da compreensão do planejamento como uma das principais funções do administrador dentro dos processos administrativo durante a busca do bom desempenho e também ajudar nós acadêmicos nas tomadas de decisões atuando no mundo globalizado e na sociedade de modo geral.
DESENVOLVIMENTO
Diante do que vimos, o planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos com três níveis distintos de planejamentos. Com base nesse estudo, é através do planejamento que o administrador começa seu processo administrativo, é mais do que uma simples sequência ou ciclo repetitivo de funções, planejamento, organização, direção e controle que constituem o chamado processo administrativo que quando considerados separadamente, constituem funções administrativas, e quando tomadas em conjuntos na sua abordagem global para o alcance de objetivos formam todo esse processo que significa qualquer fenômeno que apresente mudança contínua no tempo ou qualquer operação com continuidade no tempo ou sequência.
O conceito de processo implica que os acontecimentos e as relações entre eles sejam dinâmicas, em evolução sempre em mudança, não é coisa imóvel, parada, estática, mais móvel não tendo começo nem fim nem uma sequência fixa de eventos.
Com base em estudos, vimos que planejamento é organização, pois, tudo que fazemos e queremos que o resultado seja agradável devemos ser e ter organização para tudo, todo trabalho que você faz tem que ter uma organização. O planejamento é visto como um formalismo, uma atividade para manter o espaço organizado, pode se considerar como um elemento comprometedor de seu sentido e força passando a ser uma ação formal uma atividade desprovida de sentido, um burocratismo gerando um desgaste na ideia de planejar. Vimos que planejamento é organização e serve para tudo o que fazemos no trabalho e na vida em geral, planejamos e organizamos, para atingir resultados mais agradáveis produzindo um ambiente mais entendível.
O QUE É PLANEJAMENTO?
O Planejamento é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente. Podemos observar que o grau de interação entre o ambiente e a organização, pode ser positivo ou negativo e o neutro. O positivo seria o que favorece a organização, e o negativo aquele que traria elementos nocivos à organização além destes dois tem o neutro que não trás nem benefícios e nem prejuízo, e uma variável que fica na dependência de qual comportamento estratégico que a organização assumiu.
Sendo assim, o planejamento estratégico vai prever o futuro da empresa e vai direcionar os elementos de crescimento a uma evolução para o negócio.
Segundo Mintzberg é uma “forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”. É um processo de selecionar oportunidades e obtêm-se vantagens da empresa com os desafios do ambiente, além de projetar e construir o futuro. (PASCALE).
O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas ás implicações futuras de decisões presentes. (DRUCKER).
QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO?
• Planejamento Estratégico: É o carro-chefe do planejamento da organização. Determina os aspectos internos e externos, determina a direção a ser seguida pela empresa, gerenciamento e alocação de recursos. A responsabilidade pela elaboração desse planejamento fica a cargo da alta administração da empresa.
• Planejamento Tático: O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, sua principal finalidade é o uso eficiente dos recursos fixados anteriormente no plano estratégico. Trabalha com os objetivos, estratégicas e políticas estabelecidas pelo planejamento estratégico.
• Planejamento Operacional: É a fase final do processo de planejamento tem por finalidade formalizar o plano pretendido por meio de criação de metodologias de desenvolvimento. Obedece ao cronograma, elabora o plano de ação que será aplicado no dia-dia da
...