ATPS De Química: Alumínio
Trabalho Escolar: ATPS De Química: Alumínio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: keyko • 30/3/2014 • 1.423 Palavras (6 Páginas) • 314 Visualizações
ATPS de Química: Alumínio
Como é encontrado na natureza
Alumínio
De densidade 2,7 que funde a 660º C e é um bom condutor de calor e eletricidade. Em estado puro, é bastante maleável. E não corrosiva, não se altera em contato com a água nem com o ar, pois sua superfície é protegida por uma fina camada de alumina. seus compostos, como a alumina Al2O3, é rico em cloreto AlCl3.
De abundancia enorme, a bauxita é retirada da natureza não em forma metálica, ela está misturada em camadas de argila e terra localizadas perto da superfície terrestre, e podem se estender por quilômetros. Um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. Entre as pedras preciosas, aquelas que apresentam um maior teor de alumínio são o coríndon, as safiras e os rubis.
Sua obtenção é feita a partir de processos de filtração, e redução. Ela é extraída da terra, moída e acrescida de uma solução de soda cáustica, filtrada e transformada em pasta. Aquecida sob pressão, e recebendo novas quantidades de soda cáustica, esta massa se dissolve e forma uma solução que passa ser sedimentada, e cristalizados, secos calcinados, e eliminado toda a água.
Nesta etapa, são eliminadas todas as impurezas, e a solução restante fica pronta, dela, é extraída a alumina. Feito um processo de redução, A produção é constituída chamando-se: Processo Bayer. Então, a alumina é finalmente transformada em alumínio por meio de eletrólise. A maior parte da alumina (Al2O3) mundial obtida pela calcinação Do alumínio é usada no processo eletrolítico Hall-Héroult para a preparação do alumínio metálico.
Derretido e transformados em lingotes, para melhor transporte. Esses lingotes, são vendidos e a partir
2
deles, as empresas os transforma em outros produtos, como: panelas, latinhas, chapas de aviões e etc...
Fora todas suas qualidades de uma gama enorme de uso, o alumínio é um material excelentíssimo na sua reciclagem, material 100% reaproveitavel.
Número atômico: 13
Peso atômico: 26,9
Ponto de fusão: 660º C
Ponto de ebulição: 2.467º C
Densidade: 2,7
Gravidade específica: Rede cúbica de face centrada
Raio atômico: 1,43 Å
Estados de oxidação: +3
Configuração eletrônica: 1s22s22p63s23p1
Propriedades físicas e químicas do alumínio:
Características extensivas e intensivas
Intensivas = dependem apenas do material, não importa a quantidade. Exemplo: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade.
Extensivas = dependem da massa, por exemplo: volume(extensão), impenetrabilidade, etc
Além disso, algumas ligas de alumínio possuem a valiosa característica de responder ao tratamento térmico, adquirindo resistências maiores do que as que podem ser obtidas apenas no trabalho a frio.
Desta forma, as ligas de alumínio são divididas em dois grupos: as ligas tratáveis termicamente, dando maior resistência, e as ligas não tratáveis termicamente, sua resistência só pode ser aumentada através do trabalho a frio.
Onde é usado (aplicado)
Do alumínio se produz ligas metálicas como: o duralumínio (95% alumínio,4% cobre,1% magnésio,ferro e cilício) bastante ultilizado como: em chapas de aviões e onibus,utencilios domesticos e outros e amaguinálio (83% alumínio,15% magnésio, e 2% cálcio) ultilizado na produção de rodas de rodas automotivas. De leve e com baixa densidade, resistência, elasticidade, e bom condutor, o alumínio é um dos metais mais ultilizados no mundo. Tambêm são feitos outros materiais dele, sem outras misturas, como: latinhas, fios, etc.
3
Fluxograma do processo de transformação da bauxita
Pesquisa sobre a substituição do aço por alumínio
Há um crescente interesse dos fabricantes de carros pelo uso de ligas de alumínio na construção de certas partes de carroceria, como: painéis não estruturais,é principalmente motivado pela leveza do metal, então substituindo o aço em alguns lugares. Em média, é possível atingir reduções de peso em até 60%. Além da leveza, os painéis de alumínio também oferecem um excelente desempenho em termos de resistência à corrosão e durabilidade. Do ponto de vista do projeto de produção, um painel de aço pode simplesmente ser substituído por um de alumínio, apenas aumentando-se um pouco a espessura da peça.
Mas em comparação de densidade, força e elasticidade, o aço ainda é o mais adequado para uasr como muitas estruturas.
Sendo assim, ainda não conseguimos substituir totalmente o aço pelo alumio.
4
Fluxograma dos produtos
As 4 substancia extraído a partir da bauxita
O hidróxido de alumínio Al(OH)3 também é usado nas indústrias de papel, tintas, vidros, cerâmicas, produtos farmacêuticos, cremes dentais e retardantes de chamas. Outros usos importantes são as produções de fluoreto de alumínio, nitrato de alumínio, poli(cloreto de alumínio), poli(sulfato silicato de alumínio), aluminato de sódio, catalisadores e pigmentos a base de titânio.
Cloreto de alumínio AlCl3, usado em indústria como catalisadores de reações orgânicas, nalimpeza de peças ou motores com óleo diesel e no composto de anti-transpirantes
O óxido de alumínio Al2O3 é usado nas cerâmicas e como abrasivos
Sulfato de sódio Al2(SO4)3•6H2O utilizado como um agente de
...