ATPS De Teoria Da Contabilidade
Dissertações: ATPS De Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TalitaSM • 22/11/2013 • 4.727 Palavras (19 Páginas) • 243 Visualizações
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 03
2. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE ........................................................................ 04
2.1 A Origem da Contabilidade ................................................................................ 04
2.2 Os Primeiros Sinais Que Evidenciam A Existência Da Contabilidade Na Antiguidade ............................................................................................................... 04
2.3 A Evolução da Contabilidade Desde Os Primeiros Registros Até As Partidas Dobradas .................................................................................................................. 05
3. OS OBJETIVOS, USUÁRIOS E CARACTERÍSTICAS DA CONTABILIDADE .... 08
3.1 O Objetivo Da Contabilidade .............................................................................. 08
3.2 Usuários Da Contabilidade E Suas Necessidades ............................................. 08
3.3 Características Qualitativas Das Demonstrações Contábeis ............................. 09
3.4 Relatório da Diretoria, Notas Explicativas, Parecer Dos Auditores E Valor Adicionado ................................................................................................................ 09
4. PRINCÍPIOS E POSTULADOS CONTÁBEIS ...................................................... 11
4.1 Princípios Contábeis ........................................................................................... 11
4.2 Quadro Sobre Princípios E Postulados .............................................................. 12
5. CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CONTABILIDADE ............................................ 14
5.1 Conceituando Ativo Intangível ............................................................................ 14
5.2 Patrimônio Liquido Com Ênfase Em Contas De Reservas ................................ 15
5.3 Conceituando Reseitas, Despesas, Perdas E Ganhos ...................................... 16
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 18
REFERÊNCIAS......................................................................................................... 19
1. INTRODUÇÂO
Notaremos no decorrer deste trabalho o papel fundamental que a Contabilidade tem para o desenvolvimento das empresas.
Conheceremos a história, os conceitos e a evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas. Também a origem e as evidencias que mostra os primeiros sinais da existência da Contabilidade na antiguidade.
Veremos porque a contabilidade é importante e seu objetivo, mostraremos também quais são os usuários da Contabilidade e quais são as necessidades desses usuários e as características qualitativas das demonstrações contábeis.
Os Princípios Contábeis são relevantes para a Contabilidade, analisaremos cada princípio e os postulados contábeis e seus autores.
Há os conceitos básicos sobre a contabilidade, receitas, despesas, perdas e ganhos.
Os conceitos acima e toda a complexidade que envolve seus desdobramentos serão objeto de detalhada análise no decorrer deste estudo.
2. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
2.1 A Origem da Contabilidade
Desde seu surgimento, a Contabilidade tem sido considerada como arte, como técnica ou como ciência. Entretanto, consideramos ser um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias, sendo assim uma ciência, do grupo das ciências econômicas e administrativas.
Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 a.C, outros falam em 6.000 a.C. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra. A contabilidade iniciou-se através da experiência e não do estudo. Com Leonardo Fibonacci – Matemático italiano tido como o primeiro grande matemático europeu do Medievo. É considerado por alguns como o mais talentoso matemático ocidental da Idade Média. Ficou conhecido pela descoberta da sequencia de Fibonacci e pelo seu papel na introdução dos algarismos arábicos na Europa; e depois o monge Luca Pacioli - foi um monge franciscano e célebre matemático italiano, é considerado o pai da contabilidade moderna e principal divulgador do método das partidas dobradas, encerrou-se a fase de experiência e iniciou-se a fase de estudos da contabilidade a partir do século XV.
Mas a contabilidade só foi reconhecida como ciência propriamente dita no início do século XIX. Por longo período sua história se confundiu com os registros patrimoniais de organizações mercantis e econômicas e até os dias de hoje é possível se notar alguma confusão entre a ciência contábil e a escrituração de fatos patrimoniais.
2.2 Os Primeiros Sinais Que Evidenciam A Existência Da Contabilidade Na Antiguidade
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda (escambo) dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados
...